Este ano comemoramos o Dia da Ave na véspera da data correta, no dia 4 de outubro, um sábado de sol e temperatura bem agradável, o que trouxe um bom público ao Zoológico de Sapucaia do Sul, nosso parceiro neste evento.

Tudo foi feito na área coberta no prédio da Educação Ambiental, onde montamos uma pequena exposição de peças relacionadas às aves (ovos de diferentes espécies, ninhos, bicos) além de material educativo sobre as ameaças que as aves sofrem e contra o tráfico e a manutenção em cativeiro das aves silvestres.

Ali também foi realizada a primeira exposição do Varal Fotográfico, com 36 fotos de associados do COA, uma promoção do Núcleo de Fotografia. Veja relato sobre o varal neste link.

O que fez o maior sucesso entre as crianças foram os passarinhos de papelão para serem pintados e pendurados na nossa “árvore”. Foram pintados mais de duzentos, alguns deles levados para casa pelas crianças, que com certeza os guardaram como uma bonita recordação desse dia!

Na parte da tarde compareceu a equipe da Hayabusa Falcoaria e Consultoria Ambiental com suas aves de rapina, destaque para “Elvis”, uma coruja-das-torres que inclusive esteve presente no evento do ano anterior e um jacurutu, ambos muito assediados pelo público! Foram feitas duas demonstrações de técnicas de falcoaria com gaviões-asa-de-telha e falcão-de-coleira.

A promoção do evento foi do Núcleo de Educação Ambiental do COA-POA, com o auxílio de um número expressivos de associados, que ao longo do dia se revezaram no atendimento ao público que passava pelo local.

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Maria do Carmo Both e Glayson Ariel Bencke