O COA-POA, através do Núcleo de Fotografia, está iniciando a formação de um acervo de imagens e, para isso, promoverá o seu 1° Varal Fotográfico.  O objetivo principal é a divulgação do clube e da observação da avifauna silvestre, por meio da exibição pública de imagens de aves que ocorrem no Rio Grande do Sul.

O 1° Varal será composto por 30 imagens impressas digitalmente, a serem expostas em diversos eventos organizados pelo clube. O primeiro ocorrerá por ocasião da comemoração do dia da ave, 4 de outubro, conforme anunciado no calendário de atividades do COA-POA (www.coapoa.org).

Quem pode participar: qualquer associado do COA-POA.

Como participar: cada associado poderá enviar até 5 (cinco) imagens de sua autoria, de espécies diferentes que ocorrem no Rio Grande do Sul, mas não necessariamente fotografadas no Estado. As imagens devem ser enviadas em tamanho reduzido (1024 pixels no maior lado) para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Prazo: participarão do processo de seleção todas as imagens enviadas até às 24h do dia 10 de agosto de 2014.

Critérios de seleção: é importante ressaltar que não se trata de um concurso, mas da arrecadação de imagens para a formação de um acervo. Assim, a seleção de imagens obedecerá aos seguintes critérios:

  • Participação do associados –  oportunizar a participação do maior número possível de associados (se possível, será impressa pelo menos uma imagem de cada participante).
  • Representatividade de espécies –  incluir na seleção o maior número possível de espécies do Rio Grande do Sul (se possível, será selecionada apenas uma foto por espécie).
  • Qualidade técnica – exibir imagens de boa qualidade no que diz respeito à iluminação, foco, enquadramento e composição.
  • Contexto – Buscar imagens que retratem as aves em posições, atitudes ou ângulos que, além de conferirem beleza plástica à imagem, também ilustrem algum aspecto comportamental da ave retratada.

Comissão de seleção: a seleção das imagens será realizada por uma comissão de três pessoas, assim composta: Glayson Ariel Bencke, Jefferson Rodrigues de Oliveira e Silva, Maria do Carmo Both.

Qualidade das imagens para impressão: após a seleção das imagens, os participantes deverão enviar os arquivos em alta resolução de suas fotografias, para que possam ser impressas. De forma a garantir uma boa qualidade na impressão, a foto em alta resolução deverá conter no mínimo 1800 pixels em seu maior lado. Por isso, antes de enviar suas fotos para a seleção, verifique se o arquivo em alta resolução, depois de aplicado um eventual corte (crop), atende a esse requisito.

Custo de impressão: o custo de impressão das imagens para o 1° Varal Fotográfico do COA-POA será integralmente coberto com recursos do clube. Não haverá custos para os participantes. As imagens impressas serão propriedade do COA-POA, que as utilizará nos eventos e promoções do clube.

Direitos autorais e outras declarações: através do envio de fotografias para o e-mail acima, o associado participante do 1° Varal Fotográfico do COA-POA declara que:

  • está ciente de todas as cláusulas acima indicadas,
  • participa da promoção de livre e espontânea vontade,
  • reconhece que a comissão de seleção acima indicada é capaz e soberana,
  • acatará todas as decisões e escolhas da comissão,
  • cede as suas imagens gratuitamente e livres de qualquer compromisso com direito autoral para a promoção deste edital, assim como para uso irrestrito pelo COA-POA em qualquer evento que busque promover o clube ou a atividade de observação de aves silvestres na natureza,
  • as imagens enviadas poderão ser usadas em qualquer promoção do COA-POA, tanto em meio impresso quanto eletrônico.

O COA-POA declara que as imagens selecionadas, quando utilizadas para os fins acima descritos, serão sempre acompanhadas do crédito de autoria.

Dúvidas sobre qualquer assunto referente ao varal deverão ser postadas no fórum no tópico >>deste link<<