Num sábado chuvoso, às 9h, iniciamos nossa reunião com 13 presentes. 

Walter Hasenack abriu a reunião mostrando algumas alterações em nosso cronograma, decididas em reunião de diretoria ocorrida no dia 26 de junho:

- o evento em comemoração ao Dia da Ave, marcado para 5 de outubro na Redenção, coincide com o dia das eleições, portanto optamos por alterar data e local, ficando o mesmo marcado para dia 4 de outubro (um sábado) no Parque Zoológico de Sapucaia do Sul. Neste dia também será apresentado um “varal fotográfico” com fotos de aves do RS feitas por membros do COA. Sobre isto, Fabio Duarte, responsável pelo Núcleo de Fotografia, vai passar mais informações ao grupo. A princípio, serão escolhidas 30 imagens (podem ser enviadas até 5 por pessoa) e o COA vai patrocinar a impressão. Nossa ideia é expô-las em vários locais a partir deste dia; 

- a saída dos dias 18 e 19 de outubro, que seria para D. Pedro de Alcântara, mudou de local: será para a Estação Ecológica de Aratinga e ReBio Mata Paludosa; 

- a ida ao Morro do Coco, planejada para 15 de novembro, foi cancelada por um ótimo motivo: fomos convidados a participar do Festival de Aves Migratórias em Mostardas (entre os dias 13 e 16 de novembro), onde vamos ministrar a Oficina de Iniciação à Observação de Aves e também expor o varal fotográfico! 

Walter também comentou alguns assuntos que foram tratados na reunião da diretoria. Já que contamos com algum dinheiro em caixa, decidimos investir em alguns binóculos de qualidade, para serem utilizados por participantes das saídas ou oficinas. Em relação à Oficina marcada para 27 de setembro, está confirmada, com mesmo conteúdo que as anteriores mas com algumas mudanças na forma, pois será feita em um dia inteiro, mesclando-se a parte prática com a teórica para que fique mais estimulante. 

Também nos mostrou mais um livro recebido de doação para nosso acervo: o Atlas Ambiental do Litoral Médio do RS, editado pela UCS, doado pelo coautor da obra e associado ao COA-POA Cristian Marcelo Joenck. O livro está à disposição dos sócios. Alguns participantes sugeriram que o nosso site tenha mais links para livros virtuais, então colaborações são bem vindas! 

Em seguida, César Santos nos mostrou um relato com muitas fotos da saída do COA-POA ao Parque Estadual do Espinilho, e também de áreas rurais de Uruguaiana e Quaraí visitadas na mesma viagem. Destaque, entre tantas aves avistadas, muitas delas ameaçadas, para o primeiro registro do pica-pau-anão-barrado (Picumnus cirratus) no RS! A conversa sobre o Parque Estadual do Espinilho, que conta hoje apenas com uma gestora e um guarda cedido, trouxe considerações sobre como o COA deve se posicionar em relação à proteção das aves e de seus ambientes. Outro assunto relacionado foi o uso de playback, que pode ser danoso se utilizado sem critérios. Assim, será elaborado um código de ética para orientação aos membros do COA, que vai ficar à disposição no site. César ainda aproveitou para agradecer a calorosa recepção que parte do grupo teve antes e depois da visita ao Espinilho, por parte da Sra. Gina Bellagamba e Sr. Ricardo Oliveira. 

Após um intervalo, o Dr. Demétrio Luis Guadagnin, do Departamento de Ecologia da UFRGS, que proferiu a palestra principal da manhã, proporcionou momentos de reflexão bem instigantes sobre caçar ou não caçar, trazendo dados científicos e uma boa dose de filosofia. Ele foi muito além do tema caça e introduziu teorias gerais de conservação e uso de recursos naturais pela humanidade no planeta. As trocas de ideias durante a apresentação do Dr. Demétrio foram muito construtivas e certamente todos os presentes seguem refletindo sobre o assunto. Após duas horas de palestra, com o relógio já passando 20 minutos do meio-dia e com o jogo do Brasil no mundial de futebol por iniciar, resolvemos encerrar a reunião. Como a conversa estava longe de acabar, aproveitou-se para fazer um convite ao palestrante para que, em alguma oportunidade futura, voltasse a abordar o tema em uma reunião do COA-POA. 

 


Foto: Walter Hasenack

 


Foto: Walter Hasenack

 


Foto: Walter Hasenack

 


Foto: Walter Hasenack