Numa manhã linda de sol, já com ares de primavera e muitas vocalizações das aves, saímos para observação de aves no Jardim Botânico às 8h, num grupo de 15 pessoas. Destaque para a “observadora-mirim” Joana, filha do associado Fabio, que espiou muito atenta as aves com binóculos! Registramos 35 espécies. Já antes de iniciarmos a caminhada vimos um gavião-miúdo carregando um galhinho, certamente construindo um ninho nas redondezas! Ao redor do lago perto da administração dois joão-tenenéns,  um pia-cobra e um tucão ficaram bem visíveis por bastante tempo. Um casal de fim-fins alimentava-se dos frutinhos do cacto rabo-de-rato. Seguimos até o outro lago, para procurar aves na floração das corticeiras-de-jardim, e elas não nos decepcionaram: duas tirivas-de-encontro-amarelo , uma delas com luteísmo (um indivíduo assim, talvez o mesmo, é visto há uns dois anos por Porto Alegre!), estavam por ali. Também um beija-flor-preto-de-rabo-branco jovem. Até gostaríamos de ficar mais tempo observando mas resolvemos retornar à escolinha e dar início à reunião, que iniciou pouco depois das 9h, com Walter Hasenack  dando as boas-vindas a todos e também com a presença de um membro da diretoria do COA de Santa Maria, Nicolas de Figueiredo, que estava por acaso no Jardim Botânico e juntou-se a nós ainda no momento da observação! Glayson Bencke fez alguns comentários sobre as aves registradas no dia.

Walter destacou doações feitas pelo associado Jefferson Silva de dois materiais onde este colaborou com suas excelentes fotografias: Guia de aves do campus da Unicamp e arredores e também um pequeno guia fotográfico em formato de folder de Aves dos Pampas, estes distribuídos entre os presentes. Nossa biblioteca vai crescendo...

Walter ainda falou sobre as nossas próximas atividades programadas para setembro: o evento JardinAção (no Jardim Botânico) no domingo dia 14,  a saída para a RPPN da UNISC em 20/21 e a Oficina de Observação de aves no dia 27.

Na sequência Fabio Duarte comentou rapidamente sobre a saída a Barra do Ribeiro em 17 de agosto, sempre um ótimo local para observações. Também, saciando nossa curiosidade, mostrou algumas provas de impressão para as fotos do varal, que serão impressas em uma chapa sintética rígida, o que confere mais resistência, durabilidade e possibilidade de muitas maneiras de expor o material! Vai ficar lindo!

Maria do Carmo Both seguiu a programação com “Observando aves na Catalunha”, relatando suas impressões sobre recente viagem à Espanha, mostrando algumas espécies avistadas e principalmente o cuidado com as áreas naturais e as instalações para observação de aves por lá.

Fizemos o intervalo sob a figueirona em frente ao prédio, aproveitando o dia lindo.

Depois disso, Sandra Contreras Rodriguez, nossa associada colombiana, realizou a palestra interessantíssima “Um breve olhar sobre a Colômbia e sua avifauna”. Sem dúvida nos trouxe muitas informações sobre este país com imensa variedade de espécies de aves (são 1889!), nos mostrando o porquê desta diversidade através de um passeio pelas várias regiões do país, deixando todos com vontade de conhecer algumas das áreas protegidas sobre as quais ela nos falou. Para baixar a apresentação, clique >>AQUI<<.

Ainda o visitante Nícolas, do COA de Santa Maria, falou da ideia de realizar um encontro estadual de COAs no próximo ano, o que seria muito interessante, aliado quem sabe a uma saída conjunta a alguma área a combinar!

 

Para baixar a lista de aves observadas, clique >>AQUI<<.

 

 Foto: Walter Hasenack

 

 

  Foto: Walter Hasenack

 

  Foto: Walter Hasenack

 

 

  Foto: Walter Hasenack