Relato

O dia estava nublado, com pouco vento. Glayson Bencke acompanhou o grupo de 10 pessoas na atividade de observação de aves das 8 às 9h. A grande maioria dos observadores estava com máquina fotográfica e aproveitou a oportunidade para registrar o vôo do gavião-miúdo ou gaviãozinho, ponto alto da observações realizadas.

Walter iniciou a reunião às 9h dando boas vindas às 20 pessoas presentes. Aos novos associados explicou como funciona a página do COA-POA. Eles se apresentaram rapidamente: Inês disse que já fotografava aves no Jardim Botânico e Lígia e seu marido foram alunos da oficina de iniciação de observação de aves.

Walter falou do cultivo de boas amizades que ocorre no COA. Lembrou também da possibilidade dos associados do COA ingressarem antecipadamente (7h) no Jardim Botânico em qualquer dia da semana. Reforçou que não há isenção da taxa de ingresso, exceto nos dias de reunião.

Walter avisou que esta primeira reunião do ano será com assembleia e eleição, mas que esta prática será alterada e que a nova eleição será em dezembro, em função do término do ano fiscal, com posse da nova diretoria em janeiro de 2016. A assembleia geral ordinária continuará sendo realizada na primeira reunião do ano vindouro.

Após, Glayson relatou que foram avistadas 18 espécies nas observações do dia e que a avistagem do gavião-miúdo (dois indivíduos) foi o ponto alto.  Foram também feitas boas fotos de um savacu e de dois indivíduos jovens de socozinho.

Em seguida, Glayson fez o relato da saída para FLONA (14 a 17/02/15), onde foram observadas 118 espécies. O relatório completo está disponível em http://www.coapoa.org/index.php/saida-flona-14-02-15

Helena relatou brevemente a saída para a Lagoa do Peixe (14 e 15/03/15). Disse que lá foram observadas em torno de 80 espécies, mas que este número ainda não é o definitivo em função de algumas identificações que precisam ser confirmadas. Ressaltou que a presença e experiência de Andrew Wittaker foi muito importante para a saída. Como registros interessantes, ela listou a observação do trinta-reis-miúdo (identificação feita graças à presença de Andrew) que estava num grande bando de outra espécie de trinta-reis, do maçarico-rasteiro, da batuíra-de-coleira-dupla e de um bando de aproximadamente 300 indivíduos de mergulhão-de-orelha-branca. Comentou que o hotel Estrela do Mar foi muito bom e que ocorreram muitos atolamentos na praia porque a areia estava muito seca. Ela mostrou algumas de suas fotos e disse que assim que o relatório estiver pronto, será disponibilizado no site.

Jair Kray proferiu a palestra "Fotopassarinhando - em busca da excelência nas imagens”. Iniciou a sua fala comparando as saídas oficiais do COA com as saídas não oficiais ou alternativas. Disse que para quem gosta de fotografar, as saídas alternativas têm como vantagem a possibilidade de ficar mais tempo no local ou ir atrás de uma determinada espécie para registrar a ave em um momento especial. Para exemplificar, mostrou várias fotos de uma coruja-buraqueira com diferentes expressões em reação à presença de um cachorro. Mostrou fotos de outras aves, ressaltando os detalhes que considera importantes como a luz, o ambiente e o ajuste da máquina para ressaltar as cores e outros detalhes. Disse que não é a favor da alteração do ambiente e do uso excessivo do play back  para a obtenção de boas fotos e relatou que isso ocorreu no Farol Cristovão Pereira para o registro de um ninho de papa-piri.

Após o intervalo, Walter informou que Fábio Duarte aceitou repetir os dois cursos promovidos pelo núcleo de fotografia durante este ano.

Walter iniciou então oficialmente a assembleia, lendo o edital. Na sequência, foram apresentados:

  • Resumo das atividades do COA-POA em 2014 (apresentado por Walter)

  • Demonstrativo financeiro (relatório elaborado por Osmar e apresentado por Walter)

  • Parecer do Conselho Fiscal a respeito do relatório financeiro (feito por Jair)

  • Relato técnico-científico (apresentado por Glayson)

Helena complementou o relato técnico-científico e ressaltou a importância dos relatórios que o COA envia para as unidades de conservação visitadas que contribui para a conservação e monitoramento da avifauna nestes locais. Walter lembrou que este é um dos objetivos do COA-POA.

Walter agradeceu a diretoria e a todas pessoas e entidades que contribuíram com as atividades realizadas no ano. Glayson fez agradecimentos especiais ao presidente do COA.

Walter encerrou a assembleia lendo a ata e solicitando a assinatura de todos os presentes.

Elisângela perguntou como fazer para participar das saídas de campo sem ter carro e Walter explicou como acessar as saídas no site e se comunicar no forum. Fábio Duarte falou que se alguém tiver qualquer problema em acessar o site deve entrar em contato com ele pelo e-mail fsduarte@gmail.com

Como surpresa final da reunião, Glayson mostrou o recém-lançado cartaz com fotografias de aves da região da lagoa do Peixe, de autoria do associado Paulo Fenalti. Cada pessoa presente à reunião recebeu um exemplar.

Walter encerrou a reunião convidando a todos a participarem da próxima saída do COA-POA para o Morro Reuter e da próxima reunião, cuja pauta em breve estará na página do COA-POA. 

Lista de aves observadas

 

Fotos