O encontro mensal dos Observadores de Aves de Porto Alegre – COAPOA teve início às 8:00 horas com a costumeira observação de aves no Jardim Botânico.

Na sequência foi aberta a reunião, às 9h20, pelo Presidente Antônio Brum que após dar as boas-vindas, deu a palavra ao associado Kleber comentar sobre as espécies avistadas na observação da manhã. Foram observadas 34 espécies, com destaque ao periquito-de-encontro-amarelo que estava comendo frutinhos de jerivá. (A lista das aves foi publicada no anexo).

Após o relato, outros assuntos foram retomados pelo presidente, entre eles a colaboração dos sócios na campanha de doação de fotos de aves fotografadas pelos associados para divulgação no site do COA, reiterando que os pedidos foram feitos via e-mail e pelo Facebook, mas ainda não aparecerem interessados.

O Diretor Financeiro, Roberto Dall’ Agnol seguiu a fala relatando as aves observadas na última saída ao Parque Nacional da Lagoa do Peixe no município de Mostardas. Foi um total de 121 espécies avistadas dentro de 43 famílias. O grupo percorreu as trilhas abertas à visitação pública, que são em torno de cinco trilhas. Também foi discutido, entre os presentes na saída e os que estavam na reunião, os problemas que o Parque estava passando em relação ao uso público de turistas no Parque foram traçadas algumas estratégias para que a fiscalização seja incentivada na região. Mais detalhes podem ser lidos no relatório publicado no site e aprovado pelo nosso diretor técnico-científico.

Durante a saída do COA à Lagoa do Peixe, nosso associado mirim, Augusto, de apenas 10 anos, mostrou-se muito animado com a atividade de observação de aves e por iniciativa própria fez uma apresentação aos presentes na reunião sobre as espécies que ele fotografou, cuja apresentação publicamos anexo.

Também foram acordadas pelo presidente que as próximas saídas relâmpagos teriam um enfoque mais científico, priorizando a observação de espécies mais ameaçadas, com o objetivo de contribuição com a conservação delas. As próximas seriam para a contagem dos maçaricos com bandeirolas no litoral gaúcho e na avaliação de trilhas para observação de aves no Parque Eólico de Osório.

Em seguida nosso associado Glayson falou sobre a importância da participação no Global Big Day 2017, que será um dia inteiro dedicado a observação de aves no mundo e que poderiam ser organizadas mais de uma saída. Informando que o próximo Global Big Day será dia 13/05/2017. Saídas para este dia serão publicadas no Fórum do Clube.

Às 10h foi realizado um intervalo, reiniciando a reunião às 10h30.

No retorno, o nosso diretor financeiro Roberto atualiza o grupo sobre os preparativos do Avistchê e incentiva todos a ajudarem na busca de patrocínio para a realização do evento, que já esta com a programação quase completa. Reitera a união e envolvimento de todos para que esse evento aconteça da melhor forma possível.

Após a fala do Roberto, nosso Presidente apresenta a palestrante do dia, a doutorando em Biologia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), bióloga Tâmara Falavigna que ministrou a palestra sobre o tema “Aves e Energia Eólica no Rio Grande do Sul”.

A reunião foi encerrada pelo Presidente do COA-POA Antônio Brum às 12:00h.

Nessa reunião estavam presentes 24 pessoas.

Lista de aves Observadas

Clique no link a seguir para baixar a lista d eaves observadas durante a saída pré-reunião: baixe aqui.

Fotos

1
Grupo observando aves no Jardim Botânico - Foto: Antonio Brum

 

2
Foto oficial dos observadores - Foto: Antonio Brum

 

3
Augusto Potter em sua primeira apresentação no COA/POA: “As aves da Lagoa do Peixe” - Foto: Antonio Brum

 

4
Tamara Falavigna ministrando a palestra sobre aves e energia eólica - Foto: Antonio Brum

 

5
Fernanda entregou certificado e brindes em agradecimento à palestrante Tamara - Foto Antonio Brum