Nosso encontro mensal do Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre teve início às 8 horas, com a costumeira observação de aves no Jardim Botânico. Apesar da semana com tempo chuvoso o sábado tinha sol e pouco vento, o que contribuiu para uma observação de aves bem proveitosa, sendo possível a observação de 31 especies, cuja a lista pode ser visualisada clicando aqui. O tempo também contribuiu para fotografia das aves. Estavam presentes 20 associados na reunião.

Foto: Antônio BrumAlguns integrantes do grupo fotografando aves no Jardim Botânico

 

Logo no início da reunião o associado Robson Schuler apresentou o relatório sobre a saída realizada em maio ao litoral, entre Pinhal e Mostardas, na tentativa de acompanhar a passagem do maçarico-de-papo-vermelho (Calidris canutus), ave migratória, cujo período de maior presença no litoral do Rio Grande do Sul, ocorre entre os meses de abril e início de maio, quando está se deslocando para suas áreas de reprodução na região ártica do Canadá e meses de setembro e outubro, quando se desloca para sua região de invernada na Terra do Fogo, Sul da América do Sul.

Foto: Antônio Brum

 Robson apresentou o relatório da saída ao Litoral

 
O Sr. Glayson Bencke expôs os resultados excelentes, segundo ele, da saída de campo do mês de maio (dias 20 e 21) ao Parque Estadual de Itapeva e áreas de Dom Pedro de Alcântara. Onde foram registradas 98 especiais no total da saída, sendo 11 espécies ameaçadas de extinção. Destas, 45 no PE Itapeva e as demais na RPPN do Prof Batista e no Canto dos Lumertz, em Dom Pedro de Alcântara. Importantes registros foram obtidos, como o beija-flor-de-garganta-verde (Amazilia fimbriata), rendeira (Manacus manacus), tiririzinho-do-mato (Hemitriccus orbitatus) e limpa-folha coroado (Phylidor atricapillus), todos lifers para o COA-POA, cujo relatório já está publicado no site.
Tivemos também um excelente palestra intitulada “Comportamento de Calidris subruficollis (maçarico–acanelado) durante a temporada não reprodutiva”, proferida pela bióloga Cristiane Alves da Silva, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A qual recebeu brindes do COA.
 
Foto: Antônio Brum

Cristiane recebendo brinde do COA

 

Vários outros assuntos de interesse dos associados do clube pautaram a presente reunião que poderão ser acompanhados no relatório oficial, disponível para download, clicando aqui.

 

Lista de aves observadas no dia, disponível para download, clicando aqui.