Nosso encontro mensal do Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre teve início às 8:00 horas com a costumeira observação de aves no Jardim Botânico, encerrando-se esta atividade às 9h45min. Apesar do frio intenso 12 associados estiveram presentes e contemplaram uma espécie registrada pela primeira vez no Jardim Botânico: um belo socó-boi (Tigrisoma lineatum), adulto, que ficou um bom tempo no lago dos cisnes e depois empoleirou-se no taquaral onde rendeu ótimos registros fotográficos.

A reunião teve início às 10h00 e o Presidente Sr. Antônio Brum deu as boas-vindas, e comentou sobre as espécies avistadas na observação da manhã. Foram observadas 31 espécies (a lista das aves está publicada em anexo), com grande destaque para o inédito socó-boi.

Depois o associado Glayson Bencke apresentou o relatório sobre a saída de aves pelágicas realizada em Maio, em Rio Grande. Ele comparou as espécies migrantes do norte em Março, também numa saída ao mar em Rio Grande, com as espécies migrantes do sul na saída de Maio. Em apenas dois meses mudou completamente o perfil da avifauna. Também informou sobre a tradicional saída para avistar aves pelágicas que irá ocorrer no final do mês de Junho, na cidade de Torre. As vagas estão esgotadas, mas quem quiser colocar seu nome na lista de espera, deve fazê-lo no Forum do site do COA-POA.

A associada Vanessa Canabarro e seu filho Augusto falaram sobre a participação deles no Avistar em São Paulo. Vários estados estavam representados, mas pouca participação dos COAs aqui do RS e também pouca representação de outros setores do ecoturismo e de guias do RS naquele evento.

Foi lembrado que o AvistTchê 2019 será realizado na região das Missões, no RS.

Foi realizado um intervalo na reunião, para realização da Assembleia Geral Extraordinária do COA-POA conforme convocação feita pelo Presidente. Objetivo foi ajustar o endereço do Clube no parágrafo primeiro do Estatuto, para cumprir obrigações junto a Receita Federal, o que foi amplamente aprovado pelos presentes. Ata específica desta Assembleia será emitida em separado.

Às 11h50m foi encerrada a Assembléia, reiniciando a reunião com comentários e algumas sugestões dos sócios quanto a atividades do Clube:

- escolher uma ave símbolo para P.Alegre (Vanessa). Glayson sugeriu que isso ocorresse depois de algumas ações de divulgação e educação básica sobre a avifauna e a observação de aves para a comunidade;
- educação ambiental para escolas estaduais/municipais da região metropolitana de P. Alegre. Foi sugerido pelo sócio Márcio Godoy a montagem de material que possa ser utilizado nestas ocasiões.
- enviar guia de bolso das aves de Poa para gestores e guarda-parques das UCs localizados na região metropolitana;
- fazer video institucional do COA-POA;
- exposição de fotos na UniLasalle (Odiombar estará verificando);
- passeio no campus da UFRGS (Armando está organizando);

O Sr. Roberto vai solicitar ao Sr. Fabio para abrirmos tópicos no Forum do site do COA-POA sobre estes assuntos para que um número maior de associados opine e participe.

A reunião foi encerrada as 12h30min.

Lista de aves observadas

Clique aqui para baixar a lista.