A reunião do mês de julho iniciou com a caminhada de observação de aves no Jardim Botânico, das 8h10min às 9h45min. Foram observadas 38 espécies (descritas na lista publicada no final desse relato), um bom número considerando a época do ano (inverno). O dia estava ensolarado e pouco frio.

Antônio Brum iniciou a reunião presencial na Escolinha as 10h, dando as boas-vindas e comentando sobre as espécies observadas, dentre elas alma-de-gato e alegrinho.

Em seguida, os quatro novos sócios foram apresentados e em conjunto também foi apresentado o site do COA, as principais atividades e os planejamentos das próximas saídas do grupo. Também foi explicado como que é possível adquirir produtos na loja virtual.

Destacamos a visita nesta reunião do colombiano Fredy Gutierrez, que desenvolve atividade de promoção cultural e turismo e está envolvido na observação de aves no seu país e no Brasil; e da australiana Charlie Wright, que ao se apresentar falou um pouco do seu trabalho que vem desenvolvendo no Brasil e na Austrália, consistindo na elaboração de planejamento para criar conectividade entre propriedades rurais e beneficiar o deslocamento da fauna. Também estiveram presentes o Advogado Juarez Freitas, sua esposa Maria e o filho Thomas, todos envolvidos no estudo de questões ambientais.

Iniciamos a apresentação das saídas realizadas no último mês pelo Eduardo Chiarani. A última saída foi para Morro Reuter. Nessa saída tivemos 7 participantes e foram observadas 57 espécies de aves e 2 mamíferos, cujo relatório será postado em breve.

Logo depois, Glayson Bencke relatou a saída para observação de aves pelágicas em Torres. Além de promover uma ampla e ótima discussão sobre identificação de aves pelágicas e como identificar a idade dos jovens albatrozes pela troca de penas e como se dá a muda de penas desse grupo de aves. Foi um momento bem produtivo para todos os presentes, gerando muitas perguntas.

Finalizando a reunião, tivemos os relatos dos associados que mostraram interesse em apresentar suas fotos das últimas saídas. A sócia Ana Azevedo da Silva e do novo sócio colombiano, Fredy, que apresentou um vídeo sobre regiões importantes para a observação de aves na Colombia.

A reunião encerrou-se as 12h.

Lista de aves observadas

Clique aqui para baixar a lista de aves observadas.

Fotos

1

 

2

 

3

 

4