Começamos o dia com a observação de aves no Jardim Botânico. Um dia muito frio (8°C), com uma garoa fina caindo, um pouco de neblina: nada impediu que 25 observadores, sócios e participantes em geral, observassem 27 espécies ao longo das trilhas do Jardim Botânico.

Como atrações especiais, além dos beija-flores dourados nas flores do molungu, também observamos um sabiá-laranjeira leucístico e dois encontros (Icterus pyrrhopterus) no topo de uma das árvores.

Clique aqui para baixar a lista de espécies observadas.

Retornamos para a sala de reuniões na Escolinha,onde foi iniciada a reunião às 9:45hs. O Sr. Antonio Carlos de Brum, Presidente do COA-POA deu iníco a reunião com a excelente notícia que finalmente obtivemos o CNPJ para o Clube, abrindo assim a possibilidade de participarmos em novos projetos e captarmos recursos quando for de interesse do Clube junto aos órgãos competentes. Também foi lembrado que teremos em breve a Assembléia Geral (em Novembro) para eleição da nova diretoria e que os sócios interessados devem compor as chapas para a eleição dentro do prazo legal. O Sr. Presidente informou que estará viajando a estudos a partir deste mês até Dezembro, ficando a Vice-Presidente, Sra. Maria do Carmo responsável pelo Clube durante este período. Outro tópico relembrado foi a realização da Oficina de Aves, tradicional evento do Clube, e que este ano será realizado no Morro do Osso, provavelmente dias 05 ou 06 de Outubro.

Estava presente e apresentou-se um novo sócio, o Sr. Marcus Vinicius Rodrigues, bem como três participantes de um projeto sobre avifauna em Alvorada.

O colega Armando Divan tomou a palavra e apresentou relato sobre sua viagem ao Nordeste do Brasil, comentando sobre as atrações na Paraíba, Jardim Botânico local, e no Rio Grande do Norte, cidade de Macau,mais especificamente na Ponta do Tubarão.

Às 10H45 teve início a palestra do Sr.Roberto Dall’Agnol, sobre o curso por ele realizado no Laboratório de Ornitologia da Universidade Cornell, em Ithaca, estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos. O curso com duração de oito dias versou basicamente sobre três assuntos:

  1. identificação de aves ( perfil,tamanho,padrões de cores/penas,comportamento e habitat)
  2. reprodução,atração e vocalização ( incluindo os projetos de bioacústica do laboratório)
  3. evolução,diversidade e hibridização

O palestrante tambêm apresentou as últimas novidades em softwares desenvolvidos pelo Laboratório, como o Merlin, que auxilia na identificação das aves, o eBird que permite o registro das aves observadas ao longo de um trajeto, e o Raven, que auxilia na qualidade das gravações dos cantos das aves.

Nada mais havendo a tratar foi encerrada a reunião, lavrada a presente Ata pelo Secretário e firmada pela Presidente e pelo Secretário.

Porto Alegre, 11 de agosto de 2018.

Antônio Carlos de Brum Roberto                                           Luiz Dall’Agnol

Presidente                                                                       Secretário