Aos onze dias de maio de 2019, o COA-POA reuniu-se no Auditório do Centro de Visitantes do Jardim Botânico (a Escolinha, como conhecemos) para comemorar uma data muito especial: os 10 anos de reativação do clube, com a presença de associados e amigos que estiverem presentes na vida do COA-POA desde a sua fundação, em 1974, passando pelas várias fases de evolução de nosso clube.

O Presidente atual, Sr. Roberto Dall’Agnol, abriu a sessão agradecendo a presença de todos e passou a palavra ao associado Fabio Duarte, atual Diretor de Tecnologia, e que esteve presente naquela ocasião especial, em maio de 2009. Fabio comentou sobre as primeiras atividades realizadas em 2009, como as palestras e saídas a campo, a primeira oficina, realizada em 2012, e um breve relato sobre a evolução do clube até os dias atuais. Foram momentos emocionantes relembrando, através de fotografias, a participação de todos na consolidação do COA-POA.

A palestra do Fabio pode ser vista na íntegra aqui.

Em seguida, o associado Glayson Ariel Bencke, atual Diretor Técnico-científico e um dos reativadores do clube em 2009, fez uma retrospectiva das observações de aves, expedições e contribuições científicas do clube ao longo desses 10 anos: foram 102 saídas a campo, com o registro de 499 de aves (71% da avifauna gaúcha) e um registro inédito para o estado.

A palestra do Glayson pode ser vista na íntegra aqui.

Durante a comemoração, foram sorteados vários brindes entre os presentes, incluindo livros, bonés e calendários. Antes do evento, todos se reuniram no quiosque do Jardim Botânico para um coquetel com sucos, café, refrigerantes, salgados e doces, tudo muito bem organizado pelos associados Ana Burattini e Luis Finkelstein. Encerramos as atividades depois de muito bate-papo e com a tradicional fotografia do grupo.

Relatório completo

Para baixar o relatório completo da reuniao, incluindo fotos, clique aqui.

Link para apresentação da retrospectiva de 10 anos apresentada pelo Fabio Duarte.

Link para apresentação da retrospectiva de registros apresentada pelo Glayson.