No dia 23 de abril de 2016 o COA-POA realizou a primeira saída com o objetivo específico de registrar aves costeiras marcadas com bandeirolas e anilhas. O pequeno grupo de participantes (sete observadores em três carros) iniciou o percurso às 09h30min, em Magistério (Balneário Pinhal), e se deslocou aproximadamente 15 km pela beira da praia, na direção sul.

A principal espécie em questão foi o maçarico-de-papo-vermelho (subespécie Calidris canutus rufa), uma ave migratória que se reproduz no Hemisfério Norte (principalmente no Norte do Canadá) e possui seus principais sítios de invernagem no sul da América do Sul. Entre o final de abril e o início de maio, muitos indivíduos estão retornando para os locais de reprodução, aumentando as chances de serem observados no litoral do Rio Grande do Sul durante essa migração. Muitos desses indivíduos são marcados com “bandeirolas” e/ou anilhas coloridas, o que permite a identificação e individualização das aves.

 

Durante três horas de observação foram registrados 21 indivíduos de maçarico-de-papo-vermelho marcados/anilhados, para os quais foi possível determinar o código inscrito na bandeirola. Foram contados seis bandos diferentes, que variaram de tamanho (de 73 a 205 indivíduos), totalizando cerca de 700 indivíduos, o que representa algo em torno de 4-5% da população total de C. c. rufa.

Diferentes métodos para o registro das aves marcadas com bandeirolas foram empregados, sendo que a tomada de fotos do bando de forma aleatória apresentou bons resultados, sugerindo que este é um método mais produtivo para este objetivo (pelo menos em relação à observação tradicional com binóculos ou lunetas). Outro ponto que aumentou a eficiência dos registros foi fazer uma “varredura” dos mesmos bandos por pelo menos dois observadores independentes, fotografando o máximo possível de indivíduos. Assim, possíveis registros perdidos por um observador podem ser recuperados pelo outro.

Aproveitou-se a ocasião para registrar outras espécies durante o percurso (ver lista completa no final deste relatório). O maçarico-branco (Calidris alba) esteve presente em grande número (muitas vezes junto com C. canutus), porém não foi possível observar nenhum indivíduo anilhado. Observou-se, também, um falcão-de-coleira (Falco femoralis) tentando um ataque sem sucesso a um bando de maçarico-de-papo-vermelho.

A seguir algumas fotos feitas durante a saída, mostrando indivíduos com bandeirolas de diferentes cores. A cor indica o país onde a ave foi anilhada/marcada (detalhes em: http://www.bandedbirds.org/Techniques.html). As informações completas das aves (coordenadas, código das bandeirolas e outras marcações, tamanho do bando, etc.) estão na respectiva tabela de nosso banco de dados.

 

 

Aves observadas na saída do COA–POA para registro de maçaricos com bandeirolas

 

Local: Beira da praia de Magistério (Balneário Pinhal) até 15 km ao sul.

Data e horário: 23/04/2016, das 9:30 às 12:30h

Condições do tempo: Nublado com períodos de chuva fraca. Vento forte.

Número de participantes: 07

Total de espécies registradas: 16

Lista das espécies:

Nome científico Nome em Português
Phalacrocorax brasilianus biguá
Egretta thula garça-branca-pequena
Charadrius semipalmatus batuíra-de-bando
Charadrius collaris batuíra-de-coleira
Haematopus palliatus piru-piru
Himantopus melanurus pernilongo-de-costas-brancas
Tringa melanoleuca maçarico-grande-de-perna-amarela
Calidris canutus maçarico-de-papo-vermelho
Calidris alba maçarico-branco
Calidris fuscicollis maçarico-de-sobre-branco
Larus dominicanus gaivotão
Sterna trudeaui trinta-réis-de-coroa-branca
Thalasseus acuflavidus trinta-réis-de-bando
Thalasseus maximus trinta-réis-real
Rynchops niger talha-mar
Falco femoralis falcão-de-coleira

 

Lista dos participantes da saída (em ordem alfabética):

Eduardo Chiarani

Gilberto Muller

Glayson Bencke

Helena Backes

Jurema Josefa Silva

Roberto Dall’Agnol

Sônia Benedetto

 

 

Gilberto Sander Muller

 

 

 

Eduardo Chiarani

 

 

 

Eduardo Chiarani

 

 

 

Eduardo Chiarani

 

 

 

Gilberto Sander Muller

 

 

 

Gilberto Sander Muller

 

 

 

Helena Backes

 

 

 

Helena Backes

 

 

 

Helena Backes

 

 

 

Roberto Dall Agnol

 

 

 

Roberto Dall Agnol

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lista de saídas