De 17 e 19 de junho de 2016, o Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre realizou sua primeira visita ao Parque Estadual da Quarta Colônia (PEQC), no município de Agudo, Rio Grande do Sul. A saída contou também com a participação de alguns integrantes do Clube de Observadores de Aves de Santa Maria.

O PEQC corresponde a uma unidade de conservação (UC) criada em 2005 e está localizada nos municípios de Agudo e Ibarama, Região Central do RS. Tem área de 1.847 hectares, preservando trechos de floresta estacional decidual, incluída no bioma Mata Atlântica. Sua implantação está vinculada ao cumprimento de uma medida compensatória devido à instalação da Usina Hidrelétrica de Dona Francisca, no médio curso do rio Jacuí.

Registramos ao todo 98 espécies de aves durante a presente excursão. Algumas delas representam registros novos para a área do PEQC, a exemplo do caburé (Glaucidium brasilianum), do andorinhão-de-sobre-cinzento (Chaetura cinereiventris) e do piolhinho-verdoso (Phyllomyias virescens). A seguir são listadas as espécies registradas, juntamente com breves comentários sobre as observações mais relevantes. A sequência sistemática e os nomes científicos seguem a mais recente lista do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (Piacentini et al. 2015). Os nomes populares estão de acordo com Bencke et al. (2010).

 

Nossos agradecimentos à gestora do PEQC, Caroline Mallmann, pela autorização para a visita à UC, ao guarda-parque Aquiles Naressi, pela receptividade e pelo acompanhamento na observação e aos membros do Coa-SM que participaram da saída, Nícolas Figueiredo e Mariana Oliveira.

Relatório

Para baixar o relatório completo, clique aqui.

Fotos

Lista de saídas