Nos dias 20 e 21 de agosto de 2016, o Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre realizou uma excursão para os municípios de Dom Pedro de Alcântara e Torres, no extremo norte do litoral do Rio Grande do Sul. Nesta saída estava prevista a primeira visita do Coa-Poa ao Parque Estadual de Itapeva (PEVA), localizado em Torres, porém as péssimas condições climáticas (chuva e vento forte) não nos possibilitaram fazer observações no parque. O PEVA corresponde a uma unidade de conservação (UC) criada em 2002 e possui cerca de 1.000 hectares, preservando remanescentes da Mata Atlântica em um mosaico de ambientes (dunas, mata de restinga, mata paludosa, banhados, etc). Em Torres também há o ambiente marinho, onde é possível observar aves costeiras e pelágicas a partir da beira da praia. Já em Dom Pedro de Alcântara é possível encontrar áreas de Floresta Ombrófila Densa (Mata Atlântica strictu sensu) e áreas abertas, como campos e banhados.

 

A despeito das condições climáticas ruins, foi possível registrarmos um total de 106 espécies de aves durante a presente excursão. Considerando as adversidades que ocorreram em praticamente toda a saída e que o tempo de observação total foi em torno de 4 horas (com e sem chuva), este número pode ser considerado alto. Em condições boas (ou pelo menos normais) para observação, certamente teria sido uma saída com excelentes resultados.

A lista completa das espécies com os locais dos registros se encontra no relatório completo. Esta lista contém, além dos registros feitos nos dias 20 e 21 de agosto, também algumas espécies observadas no dia 19, por Andrew Whittaker, Jaqueline Fortuna e Roberto Dall’Agnol. A sequência sistemática e os nomes científicos seguem a mais recente lista do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (Piacentini et al. 2015). Os nomes populares estão de acordo com Bencke et al. (2010).

Nossos agradecimentos ao Amarildo Cardoso, que nos forneceu dicas sobre locais para observação em Dom Pedro de Alcântara, e ao seu Edemar, que nos permitiu entrar na Mata do professor Baptista. Também agradecemos ao associado Andrew Whittaker, pelas importantes contribuições de seus registros durante a saída.

Relatório

Para baixar o relatório completo, clique aqui.

Lista de saídas