No dia 18 de agosto de 2018 o COA-POA realizou mais uma saída a campo para visitação do Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos (RVSBP), no Distrito de Águas Claras, em Viamão-RS. No total foram registradas 94 espécies, listadas em anexo.

Participaram 17 sócios do Clube que se encontraram na Sede do RVSBP às 7:30hs. O dia estava seco, sem vento, temperatura em torno dos 11˚C, muito agradável para observação de aves. A amplitude térmica foi enorme (17˚C), pois à tarde, quando encerramos a caminhada (15hs), já estava em 28˚C.

Fomos recepcionados pelo vigia e em seguida pelo Guarda-Parque Glauber. Fizemos registros em torno da sede, com muitas andorinhas e o taperuçu-de-coleira-branca voando em torno do local. Em seguida nos deslocamos pela Trilha do Cervo, com muitos registros de aves nas capoeiras e pequenas árvores do campo, salientando o quem-te-vestiu, o sanhaçu-frade e um bando enorme de urubus, onde circulavam juntas as três espécies conhecidas e comuns do local (urubu-de-cabeça-amarela, urubu-de-cabeça-vermelha e urubu-de-cabeça-preta). Na parte baixa da trilha encontramos a choca-da-mata e a choca-de-chapéu-vermelho, bem como o pi-puí, entre outras aves. Ao retornar, passamos pela Trilha do Carcará e concluímos estes trajetos com mais de 50 espécies registradas até as 11hs.

Relatório

Clique aqui para baixar o relatório completo.

 

Lista de saídas