No dia 08 de julho de 2018, o Clube de Observadores de aves de Porto Alegre – COA/POA realizou sua quarta saída de campo oficial para observação de aves nos municípios de Morro Reuter (MR) e Santa Maria do Herval (SMH). O local é formado por morros que chegam a altitudes de pouco mis de 600 m, com áreas remanescentes consideráveis de Mata Atlântica.

Após o encontro dos sete participantes na entrada de Ivoti, na BR-116, o grupo seguiu até o Rio Loch, divisa entre MR e SMH. Partindo do Balneário do rio Loch, percorremos cerca de 2,5 km pela estrada de terra em meio aos morros, pelo lado direito do rio (que fica em SMH). Retornamos por volta do meio-dia até o ponto de partida, onde foi feito um lanche. A manhã foi toda de céu encoberto e muita neblina no topo dos morros. A temperatura estava baixa e o vento aumentava a sensação de frio. No entanto, a previsão de chuva (que prejudicou um pouco nas inscrições na saída) não se confirmou e não foi preciso usar as capas ou guarda-chuvas.

À tarde o grupo se deslocou até o alto do morro onde fica a antena da Embratel, em Morro Reuter. Lá existe um mirante com uma ampla visão da cidade vizinha (Dois Irmãos) e outras um pouco mais afastadas (Sapiranga, Novo Hamburgo).

No total registramos 57 espécies de aves durante a saída (veja relatório completo), número inferior ao observado em saídas anteriores à região. Em outubro de 2013 foram registradas 84 espécies, em abril de 2015 foram 79 espécies e na saída de maio de 2016, 67 espécies. Talvez o período em que ocorreu a saída dessa vez (inverno) tenha contribuído para essa redução.

Relatório

Clique aqui para baixar o relatório completo.

Lista de saídas