O Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre convida seus associados e amigos a participarem da tradicional saída de campo para observação de aves na FLONA São Francisco de Paula, durante o período de Carnaval.

Data: 02 a 05 de Março de 2019.

O ponto de encontro será dia 02/03, às 9h no Centro de Informações Turísticas de São Francisco de Paula, Rodovia RS 235, no trevo de acesso a RS-020, São Francisco de Paula / RS (http://www.saochico.com.br/guia_urbano.htm).

A entrada na Flona está marcada para às 11 horas do dia 02/03 – sábado. Chamamos a atenção que a portaria de entrada somente é aberta em horários pré-determinados e que, na Flona, não existe internet, nem sinal de celular. A viagem de Porto Alegre até S. Francisco de Paula demora cerca de duas horas.

Vagas: 20 pessoas.

Transporte: carros particulares (rateio dos custos entre os ocupantes dos veículos).

Alojamento: alojamento coletivo em casas de madeira na sede do parque (leia as observações no final deste edital).

Alimentação: Café da manhã e almoço por conta dos excursionistas. Cada um deve levar os seus suprimentos, pois não há vendas próximas ao local, incluindo bebidas (água e refrigerantes).

Jantar coletivo providenciado pelo COA-POA nos dias 02, 03 e 04 (Será preparado um prato principal e salada, em cada jantar).

Vacina: de acordo com a página oficial da Flona SFP, recomenda-se que os excursionistas tenham sido vacinados contra a febre-amarela (verifique se a sua cobertura está dentro do prazo de validade).

Atividades:

02/03 - 9:00hs Trilha de carro, campos e banhados entre SFP e entrada da FLONA. 11hs entrada na FLONA. Após o almoço,Trilha Araucárias Centenárias. A noite corujada próxima aos alojamentos e Açude Aguapé.

03/03 - Trilha Mirante da Cascata da Usina. Após almoço Trilha da Cascata Bolo de Noiva. A noite corujada na Estrada Geral.

04/03 - Trilha na Estrada Tena Silva. Após almoço Trilha Morro dos Cavalos. A noite apresentação de fotos e experiências.

05/03 - Trilha Estrada do Macaco Branco. Encerramento das atividades ao meio-dia e retorno a P.Alegre.

As atividades poderão ser alteradas no local pela diretoria técnico-científica em função de aspectos técnicos ou climáticos

Valores:

R$ 150,00 para associados que tenham pago a anuidade do COA-POA de 2019.

R$ 200,00 para associados que não pagaram a anuidade do COA-POA de 2019.

O valor inclui a taxa de ingresso na unidade de conservação, o alojamento (3 noites) e três jantares.

Menores de idade: nesta saída serão admitidos menores de idade entre 12 anos e 16 anos incompletos, acompanhados de pelo menos um dos pais ou responsável. Como há alojamentos com infraestrutura e conforto, minimamente aceitável, as crianças de menor idade poderão realizar atividades mais curtas, no entanto, sempre devem estar acompanhadas de um pai ou responsável. Menores com 16 anos completos ou mais poderão ir desacompanhados, desde que levem autorização por escrito de pelo menos um dos pais ou responsável legal.

Critério de preenchimento de vagas: As vagas serão preenchidas até o limite acima indicado conforme a ordem cronológica dos pagamentos a serem realizados através de boleto ou cartão de crédito pelo sistema PagSeguro (botões abaixo), de acordo com o seguinte critério:

- Até o dia 20/02/2019 as vagas estarão disponíveis apenas para associados que tenham recolhido a anuidade de 2019.

- A partir de 21/02/2019 as vagas restantes estarão disponíveis também para os associados que não tenham recolhido a anuidade de 2019.

Somente o pagamento garante a vaga ao participante. Pagamentos que eventualmente forem realizados após o preenchimento do limite de vagas serão devolvidos integralmente. Em caso de desistência o valor pago somente será devolvido se houver lista de espera para preenchimento da vaga da pessoa desistente. As inscrições encerram-se impreterivelmente no dia 25/02/2019.

Inscrição e detalhes da saída: após o pagamento pelos botões abaixo confirme a sua inscrição através do Fórum do COA-POA neste link. Ali você também poderá oferecer, solicitar e combinar caronas e esclarecer dúvidas. 

Pagamento para sócios que contribuíram com a anuidade 2019

Sócios não contribuintes da anuidade 2019 (a partir de 21/02/19)

 

 

Observações finais:

Leia atentamente as normas de comportamento ético que devem ser seguidas por todos os observadores de aves. Elas poderão ser acessadas no site a seguir (http://www.wikiaves.com.br/wikiaves:codigo_de_etica:codigo_de_etica)

Leve seu guia de identificação, lista de campo e binóculo.

  • Proteja-se contra os insetos que podem ser abundantes nesta época do ano.
  • É sugerida a utilização de calçados adequados para longas caminhadas, em trilhas eventualmente enlameadas e levem capa de chuva. 
  • Embora a maioria das trilhas seja dentro da mata, providencie meios de proteger-se da ação nociva dos raios solares. 
  • Providencie meios de transportar água e comida necessária para as caminhadas. 
  • Se você vai fotografar, não esqueça de levar uma ou mais baterias de reserva (carregadas), bem como cartões de memória suficientes para muitas fotos. 
  • Haverá atividade noturna (opcional) de atração de corujas. Leve a sua lanterna. 
  • O alojamento conta com camas, mas você deverá levar a sua roupa de cama, toalha e travesseiro. Cobertores existem para empréstimo na Flona SFP e devem ser retirados na sede da vigilância na sua chegada. 
  • A cozinha do alojamento conta com utensílios (louça talheres e panelas) e equipamentos (fogão e geladeira) completos, sendo necessário somente levar os alimentos para o café da manhã e almoço. 
  • Os jantares, como mencionado acima, serão coletivos e organizados pelo COA-POA.

Lista de saídas