Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Observação de Aves no Pró-Mata da PUC de 17 a 19 novembro de 2023

17 de novembro de 2023 @ 08:00 - 19 de novembro de 2023 @ 17:00

Prazo para inscrição: Até o dia 10 de novembro de 2023.

Vagas: 15 vagas

Guia: Eduardo Chiarani

Transporte: carros particulares (rateio dos custos entre os ocupantes dos veículos).

Acomodações: Alojamento dentro do Pró-Mata, em quartos coletivos com banheiros independentes, um para os homens e outro para as mulheres.

Valores:
R$330,00 para associados que pagaram a anuidade do COA-POA de 2023.

R$350,00 para associados que não pagaram a anuidade do COA-POA de 2023.

O valor inclui o alojamento e 3 refeições diárias.

Critérios para o preenchimento de vagas:

Até o dia 08 de novembro as vagas estarão disponíveis apenas para os associados que realizaram o recolhimento da contribuição anual de 2023. Após esta data, as inscrições estarão abertas para qualquer pessoa, desde que tenha efetivado seu cadastramento no quadro de associados do COA-POA, como sócio não-contribuinte.

As vagas serão completadas até o limite acima indicado de acordo com a ordem cronológica dos pagamentos a serem realizados por Pix para CNPJ do COA-POA nº 31.130.648/0001-06.  Enviar o comprovante para o e-mail contato@coapoa.org, para efetivar a inscrição, juntamente da ficha de inscrição preenchida, que pode ser baixada clicando no ícone abaixo.

Pagamentos realizados após o preenchimento do limite de vagas serão devolvidos integralmente ou, a critério do inscrito, revertidos em créditos para uma próxima saída.

Em caso de desistência o valor depositado somente será devolvido se houver lista de espera para substituição da vaga da pessoa desistente.

Reforçamos que a data limite para inscrição é dia 10 de novembro de 2023.

Observações: O ingresso na Unidade só será permitido dia 17, na parte da tarde, antes da janta.

A saída ocorrerá com qualquer condição de tempo. Assim, não será admitida como justificativa para cancelamento da inscrição, previsão de tempo ruim.

Nesta saída serão admitidas crianças, desde que acompanhada de seus pais ou responsáveis, contudo não será fornecido desconto, ocupando o lugar de um adulto.

Leve toalha, fronhas, lençóis e materiais de higiene pessoal.  A unidade fornece um armário, com chave, onde terá um travesseiro, um cobertor e dois cabides. A chave deverá ser retirada na entrada ao Pró-Mata e devolvida na saída, com a conferência dos itens fornecidos.

Maiores detalhes sobre o visitante do Pró-Mata e sobre a saída serão fornecidos oportunamente, assim que houver o encerramento das inscrições.

Como Chegar: Saindo de Porto Alegre, a viagem até o Pró-Mata dura em torno de 4 horas. O último trecho (35 km) é em estrada não asfaltada. Lembre-se de fazer o download do trajeto para acesso off-line, pois não há sinal de internet em todo o caminho até a sede. O trajeto também pode ser visualizado pelo Link: https://www.pucrs.br/ima/pro-mata/como-chegar/

Programação:

Dia 17 – Deslocamento e chegada ao Pró-Mata.   Entrada permitida parte da tarde até o início da Janta, 17h e 50min. (o Pró-Mata não atende após às 19:00h, programe-se para chegar antes)

Janta das 17h50min às 18h25min –  após palestra sobre a Unidade e Observação de Aves em UC´s.

Dia 18 –  6h:30min – Saída para observação de aves e retorno para sede.

Almoço das 11h50min às 12h30min.– após período de descaso.

14h saída para observação, retorno final do dia.

Janta das 17h50min às 18h25min –

19h30min – palestra com apresentações das aves avistadas durante o dia, após corujada.

Dia 19 –  06h30min saída para observação de aves e retorno para a sede.

Almoço das 11h50min às 12h30min – após almoço, retorno para Porto Alegre.

OBS. Esta programação poderá sofrer alterações por parte da equipe técnica do COA-POA para adequação dos horários e trilhas escolhidas para serem percorridas. 

Observações finais:

Para conhecer melhor o Pró-Mata acesse o site https://www.pucrs.br/ima/pro-mata/ ,lá você poderá assistir vídeos sobre a Unidade, pesquisas e muito mais.

Esteja comprometido com a observação de aves. Este não é um passeio turístico para usufruir do local e curtir amigos.

Tenha em mente que você irá praticar a observação de aves em grupo de pessoas e não individual, respeite o espaço e o momento de cada um.

É importante que cada participante leia o código de conduta ética do observador de aves elaborada pelo Instituto Chico Mende de Conservação da Biodiversidade e as normas constante no Wikiaves.  (http://www.wikiaves.com.br/wikiaves:codigo_de_etica)

Leve seu guia de identificação, lista de campo e binóculo.

Esteja disposto a realizar longas caminhadas, as vezes com declives acentuados.

Por ser uma região muito úmida, prepare-se com calçados adequados para pisar em terrenos alagados.

Lembre que nesta região costuma fazer frio, leve roupa de frio.

Se você for fotografar, não esqueça de levar uma ou mais baterias de reserva (carregadas), bem como cartões de memória suficientes para muitas fotos.

Lembre-se que você está visitando uma RPPN onde é desenvolvida muitas pesquisas científicas, portanto não é permitido sair das trilhas, alterar qualquer elemento durante os percursos, tocar ou pegar qualquer organismo e é proibido qualquer tipo de coleta.

Não é permitida a caminhada em trilhas sem o guia ou funcionários do Parque.

É proibido o consumo de álcool na Unidade e os visitantes devem fazer silêncio após 21h, em função do período de descanso  dos funcionários e outros hospedes.

Uma excelente saída de campo e muitas aves pelo caminho.

 

Detalhes

Início:
17 de novembro de 2023 @ 08:00
Final:
19 de novembro de 2023 @ 17:00
Categorias de Evento:
,
Evento Tags:
,

Organizador

Antonio Bum

Local

Pro-Mata PUC
São Francisco de Paula, RS Brasil + Google Map