O Parque Nacional da Lagoa do Peixe é um área mundialmente importante para aves, um patrimônio nacional e mundial, e corre severos riscos pela mudança na categoria para APA.

Com troca de experiências, envolvimento social, comprometimento institucional e cooperação, podemos avançar na implantação de nossas UC e na gestão de conflitos com outros interesses no território.

Venha fazer parte da construção de soluções para os desafios da conservação da biodiversidade e a geração de benefícios sociais através dos Parques.

Acesse o evento! https://goo.gl/UUsJcZ

Inscrições pelo link: www.bit.do/seminariouclagoadopeixe

No domingo (30/julho/07), o Sr. Walter Hasenack, representando o Clube de Observadores de Aves Porto Alegre – COA/POA, fez a entrega dos novos painéis de identificação das aves do Parque Municipal de Tupancy (Reserva Ecológica) à gestora do Parque Sra. Marta Maria da Silva.

Os painéis serão instalados nos locais de observação de aves, existentes no parque, substituindo os antigos. Eles vão auxiliar os visitantes na identificação fácil e rápida das diversas aves encontradas nesta importante reserva ecológica.

Esta foi mais uma ação do COA/POA em parceria com a administração do Parque Municipal de Tupancy, localizado em Arroio do Sal/RS. Para saber mais sobre o Parque acesse: https://youtu.be/Akd2hxQS0J0.

A gestora Marta Silva recebeu de Walter Hasenack os novos painéis elaborados pelo COA/POA para o Parque Tupancy. 

Foto Beatriz Hasenack

 

 

Os novos painéis e os antigos, já desbotados pelo tempo. 

tupancy2

 

 

Uma novidade importante imlementada em nosso site. Agora o acesso ao site e ao fórum do COA-POA se dá de forma segura, através do protocolo HTTPS.

Esta foi uma medida tomada pela Diretoria, de forma a manter os dados dos associados ainda mais protegidos.

Para se beneficiar desse novo recusro, não é necessária nenhuma ação por parte do usuário. O acesso continua da mesma forma.

A partir de hoje está disponível em nosso site a forma de pagamento da anuidade através do PagSeguro. Acesse o menu "Sobre Nós->Como contribuir" e faça sua contribuição.

Os polinizadores estão desaparecendo… e eu com isso?
Mas o que é um polinizador? Participe e descubra!

Nessa oficina trataremos de dois grupos importantes para a polinização, as abelhas e as aves. Além disso, veremos como podemos tornar os jardins e outros ambientes mais favoráveis para esses grupos relacionados à produção de alimentos e manutenção dos ecossistemas.

COM CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO DE 5h30min DE ATIVIDADE

Inscrições e pagamento até dia 30/11. Investimento: R$120,00
Forma de pagamento – depósito
Após a inscrição enviaremos email com os dados da conta para depósito
Ficha de inscrição:https://goo.gl/forms/mUuNP7YdmrdIPsoi1

Programação
Manhã (9:30 – 12:00)
Quem são as abelhas?
Quem são as aves?
Desaparecimento de abelhas e produção de alimentos
Extinção e comércio ilegal de aves
12:00 – 13:00 –> Almoço integração: piquenique comunitário no jardim –> participantes tragam algo para compartilhar!
Tarde (13:00 – 16:00)
Oficina de construção de locais de nidificação, jardins e comedouros para atrair abelhas e aves – upcycling com material trazido pelos participantes
Plantas que atraem abelhas e aves
Exposição de ninhos-armadilha e colmeias de madeira

Facilitadoras:
Graziela Dotta (Dra. Zoologia – Universidade de Cambridge)
Letícia Azambuja Lopes (Dra. Entomologia – USP)
Patrícia Nunes Silva (Dra. Entomologia – USP)

Conforme determina o edital para eleição da diretoria do COA-POA para a gestão 2017, publicamos, a seguir, a nominata da única chapa inscrita dentro do prazo estipulado:
 
Presidente - Antônio Coimbra de Brum
Vice-presidente - Maria do Carmo Both
Diretor técnico-científico - Eduardo Chiarani
Diretor de relações institucionais - Fernanda Ribeiro da Silva
Diretor administrativo-financeiro - Roberto Luiz Dall Agnol
Diretor de tecnologia - Fabio Sidiomar Zamperetti Duarte

Conselho fiscal:

Titulares - Marcelo Meller Alievi, Marco Aurélio Antunes e Jair Gilberto Kray
Suplentes - Glayson Ariel Bencke, Marcelo Frasca Medaglia e Walter Hasenack
Convidamos todos os associados que encontram-se aptos a votarem, para que estejam no próximo sábado, dia 5 de novembro, no Jardim Botânico, onde a partir das 10:15 h ocorrerão as eleições.

Exposição de fotos do COA-POA, organizada pela associada Fernanda Ribeiro no Zoo de Canoas. Vale a pena conferir.

Foto: Fernanda Ribeiro

 

Foto: Fernanda Ribeiro

 

Foto: Fernanda Ribeiro

 

Foto: Fernanda Ribeiro

 

Foto: Fernanda Ribeiro

 

Foto: Fernanda Ribeiro

Nos dias 8 e 9 de outubro, ocorreu o primeiro encontro de representantes de COAs do Rio Grande do Sul. O local escolhido para o encontro foi o Parque Estadual Quarta Colônia, em Agudo, onde o anfitrião do evento, guarda-parque Aquiles Bastiani Naressi, recebeu os visitantes com muito entusiasmo e hospitalidade. Estiveram presentes representantes de grupos em atividade ou ainda em formação vindos das Missões, Santa Maria, Bagé, Vales do Caí, Taquari e Pardo, Uruguaiana, Pelotas e Porto Alegre, num total de 15 participantes.

Na reunião do dia 8 à tarde, cada representante fez uma breve apresentação sobre o seu grupo, relatando número de associados, área de abrangência, forma de organização e destinos mais visitados, entre outros aspectos. Em seguida, em um ambiente muito agradável e interativo, os presentes trocaram ideias sobre temas como a realização de um evento regional de observadores de aves nos moldes do AVISTAR, a construção de um site estadual de COAs, a elaboração de um estatuto para o “COA-RS” e a criação de uma comissão executiva provisória para tocar as ações até a formalização do grupo. Os presentes entenderam que é possível organizar um “AVISTCHÊ” para 2017, elegendo Porto Alegre como o local mais adequado para o encontro. Também ficou definida a criação de um site para integrar as ações dos diversos COAs e para facilitar o acesso a informações aos observadores de fora do estado. Sobre o estatuto, considerou-se que a elaboração de um acordo de intenções é o encaminhamento mais adequado no momento.

Por fim, foram escolhidos um representante do COA Vales do Taquari e Rio Pardo, um do COA Planalto Médio e outro do COA-POA para compor a comissão provisória. À noite, uma saborosa galinhada foi oferecida aos participantes, seguindo-se uma sessão de observação de aves noturnas, em que o show ficou por conta de um bacurau-tesoura-gigante, registrado pela primeira vez na área. O dia 9 foi reservado para a integração entre os participantes, por meio da observação de aves pelo parque. Percorremos a trilha da mata e a estrada, e visitamos o mirante da barragem de Dona Francisca. Cerca de 130 espécies foram registradas nos dois dias. O encontro deixou saudade e o desejo de vivenciar outros momentos como esse. Nossos agradecimentos à equipe do Parque Estadual Quarta Colônia, em especial ao Aquiles e à Mariana, pela calorosa recepção e agradável companhia. Esperamos desde já pelos bons frutos desse encontro!

Foto: Gilberto Sander Muller

 

Foto: Gilberto Sander Muller

 

Foto: Gilberto Sander Muller

 

Foto: Gilberto Sander Muller

 

Foto: Pedro SossegoloFoto: Pedro Sossegolo

A comunicação do COA-POA com seus associados se dá através do site e do fórum. Para os casos mais urgentes ou importantes, e-mails são enviados diretamente para o endereço do cadastro do associado. Por isso, é importante que cada um verifique se o domínio coapoa.org está cadastrado como um domínio confiável em seu servidor de emails. Dessa forma, você evita que eventualmente mensagens de email do COA-POA seja equivocadamente direcionadas para sua caixa de SPAM (lixo eletrônico).

Atenção: no dia 03 de setembro teremos nossa reunião normal no Jardim Botânico, sendo que a VI Oficina fica transferida para o dia 24 de setembro de 2016, também no Jardim Botânico.