Do dia 29/10 ao dia 12/11 as fotos do Varal de Fotos dos Associados do COA-POA estavam no saguão do Prédio do Curso de Biologia da ULBRA Canoas. A iniciativa foi da professora Soraia Bauermann e da professora Margareth Heineck, que ficaram responsáveis pela exposição durante o período. O objetivo da exposição é mostrar as fotos dos associados e assim divulgar a avifauna do Rio Grande do Sul em diferentes instituições ao longo do ano. Havia uma saída de campo ao campus no início da exposição, porém o tempo chuvoso não ajudou e a saída foi cancelada. Em breve o COA-POA irá ao campus promover uma saída com os alunos interessados.

1

 

2

 

3

 

4

A saída para a APA do Banhado Grande foi transferida para o dia 24/11. Maiores detalhes serão divulgados em breve.

No dia 12 de setembro de 2018, o COA-POA fez uma visita a uma turma de Ensino Fundamental da escola Dr. Jorge Germano Sperb, em São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre, para falar sobre as aves do Rio Grande do Sul e como identificá-las.

A ideia surgiu pela iniciativa da professora Rosmari Muller Schmidt, que escreveu ao COA-POA pedindo auxilio na identificação de uma ave. Durante uma aula, apareceu um Aracuã-escamoso na janela da sala de aula da turma, o que fez a professora ter um pouco de medo da ave. Foi então que a professora Rosmari procurou o COA para que a turma conseguisse identificar qual ave era. O COA auxiliou com bibliografias e orientações de como fazer a identificação de ave.

A ideia de pesquisar qual ave era resultou no projeto “Que bicho é esse?” foi apresentada na Mostra Científica de São Leopoldo, agora em setembro. A visita do COA foi importante para contextualizar o projeto de pesquisa da turma e fortalecer a iniciativa dos alunos em observar e identificar aves.

1

Foto com a Turma 22 da Escola Dr.Jorge Germano Sperb com a Fernanda, integrante do COA-POA

 

2

Alunos da Turma 22 na Mostra Científica

No dia 1° de setembro de 2018, o Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre ministrou oficina de observação de aves para alunos do curso de formação de condutores ambientais do Parque Natural Morro do Osso, na Zona Sul de Porto Alegre.

A oficina fez parte do Curso de Extensão para Condutores Ambientais, promovido pelo Instituto Federal do Rio Grande Sul – IRFS, campus de Porto Alegre, em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o Parque Natural Morro do Osso. O convite para a participação do COA–POA foi feito pelo coordenador do curso, Professor Celson Silva.

Estiveram conduzindo as atividades da oficina os associados Glayson Bencke, Antônio Brum (presidente), Maria do Carmo Both (vice-presidente), Eduardo Chiarani (diretor técnico-científico) e Ana Paula Maciel.

Ao final, o COA–POA doou 25 guias de bolso das aves de Porto Alegre aos alunos do curso. Com a atividade, o COA–POA leva adiante seu objetivo de promover e estimular a educação ambiental entre a população e, em especial, nas unidades de conservação.

Parabéns a todos os colaboradores envolvidos!

1

 

2

 

3

Foi finalizado o Guia “Aves que a gente vê nos campos” – um dos produtos da Rede Campos Sulinos do Programa PPBIO (MCTIC/CNPq). Trata-se de um guia digital (simplificado) de aves campestres classificadas por cor e tamanho, para ser mais facilmente aproveitado pela comunidade em geral.

As fotos foram obtidas a partir de expedições a campo vinculadas ao projeto da Rede Campos Sulinos e de projetos anteriores do grupo de autores e de colaboradores do Laboratório de Ornitologia do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. Algumas fotos também foram tiradas a partir de atividades de lazer ou viagens dos autores e colaboradores.

O material pode ser divulgado livremente. Por gentileza, divulguem aos conhecidos, parentes, amigos, vizinhos, funcionários, etc. Esperamos que seja um guia útil a todos!

O guia pode ser baixado através do link a seguir: https://yadi.sk/i/ql6V64Rf3Z3PAi

Att,

Eduardo Chiarani
PPG Zoologia Pucrs - Laboratório de Ornitologia
Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre

Por: Antônio Brum*

Em 03 de março de 2018 tiveram início as atividades do Clube de Observadores de aves de Porto Alegre, COA-POA, com observação no Jardim Botânico, seguido de reunião e Assembleia Geral.

1Foto: Marco Aurélio Antunes

No dia seguinte, tivemos a primeira saída de campo para o Refúgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos. Os participantes registraram mais uma espécie de ave ainda não registrada na região e também inédita para o COA-POA.

2Foto: Robson Schuler

Com isto as saídas regionais propostas para este ano já começam a dar frutos.

Confira mais algumas fotos da saída:

3caboclinho-branco (Sporophila pileata) - Foto: Robson Schuler

 

4cabeça-seca (mycteria america) - Foto: Glauco Magalhães

 

 

5freirinha (Arundinicola leucocephala) - Foto: Inês Vasconcelos

 

6noivinha-de-rabo-preto (Xolmis dominicanus) - Foto: Glauco Magalhães

 

7Grupo de observadores - Foto: Glauco Magalhães

Para saber mais, acesse na aba reuniões e saídas de campo e baixe os respectivos relatórios, bem como os anexos fotográficos dos participantes.

(*) Presidente do COA-POA.

O Parque Nacional da Lagoa do Peixe é um área mundialmente importante para aves, um patrimônio nacional e mundial, e corre severos riscos pela mudança na categoria para APA.

Com troca de experiências, envolvimento social, comprometimento institucional e cooperação, podemos avançar na implantação de nossas UC e na gestão de conflitos com outros interesses no território.

Venha fazer parte da construção de soluções para os desafios da conservação da biodiversidade e a geração de benefícios sociais através dos Parques.

Acesse o evento! https://goo.gl/UUsJcZ

Inscrições pelo link: www.bit.do/seminariouclagoadopeixe

No domingo (30/julho/07), o Sr. Walter Hasenack, representando o Clube de Observadores de Aves Porto Alegre – COA/POA, fez a entrega dos novos painéis de identificação das aves do Parque Municipal de Tupancy (Reserva Ecológica) à gestora do Parque Sra. Marta Maria da Silva.

Os painéis serão instalados nos locais de observação de aves, existentes no parque, substituindo os antigos. Eles vão auxiliar os visitantes na identificação fácil e rápida das diversas aves encontradas nesta importante reserva ecológica.

Esta foi mais uma ação do COA/POA em parceria com a administração do Parque Municipal de Tupancy, localizado em Arroio do Sal/RS. Para saber mais sobre o Parque acesse: https://youtu.be/Akd2hxQS0J0.

A gestora Marta Silva recebeu de Walter Hasenack os novos painéis elaborados pelo COA/POA para o Parque Tupancy. 

Foto Beatriz Hasenack

 

 

Os novos painéis e os antigos, já desbotados pelo tempo. 

tupancy2

 

 

Uma novidade importante imlementada em nosso site. Agora o acesso ao site e ao fórum do COA-POA se dá de forma segura, através do protocolo HTTPS.

Esta foi uma medida tomada pela Diretoria, de forma a manter os dados dos associados ainda mais protegidos.

Para se beneficiar desse novo recusro, não é necessária nenhuma ação por parte do usuário. O acesso continua da mesma forma.