No dia 12 de setembro de 2018, o COA-POA fez uma visita a uma turma de Ensino Fundamental da escola Dr. Jorge Germano Sperb, em São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre, para falar sobre as aves do Rio Grande do Sul e como identificá-las.

A ideia surgiu pela iniciativa da professora Rosmari Muller Schmidt, que escreveu ao COA-POA pedindo auxilio na identificação de uma ave. Durante uma aula, apareceu um Aracuã-escamoso na janela da sala de aula da turma, o que fez a professora ter um pouco de medo da ave. Foi então que a professora Rosmari procurou o COA para que a turma conseguisse identificar qual ave era. O COA auxiliou com bibliografias e orientações de como fazer a identificação de ave.

A ideia de pesquisar qual ave era resultou no projeto “Que bicho é esse?” foi apresentada na Mostra Científica de São Leopoldo, agora em setembro. A visita do COA foi importante para contextualizar o projeto de pesquisa da turma e fortalecer a iniciativa dos alunos em observar e identificar aves.

1

Foto com a Turma 22 da Escola Dr.Jorge Germano Sperb com a Fernanda, integrante do COA-POA

 

2

Alunos da Turma 22 na Mostra Científica