Grande Bioblitz do Hemisfério Sul é uma iniciativa internacional para engajar as pessoas na observação da biodiversidade através do uso de ferramentas simples de compartilhamento e identificação de espécies. O objetivo do evento é mobilizar o maior número de pessoas a registrar a biodiversidade dos locais onde elas vivem. Todos os seres vivos como animais, plantas e fungos podem ser fotografados.

Os registros devem ser adicionados no aplicativo iNaturalist (em anexo um passo-a-passo de como utilizar o aplicativo). Esse aplicativo aceita registros fotográficos e sonoros. Além disso, você pode registrar um ser vivo sem saber o nome da espécie. Outros observadores podem auxiliar e identificar a espécie para você! Você também pode contribuir na identificação de espécies registradas por outros observadores.

Estamos vivendo momentos difíceis e desejamos que a Bioblitz seja um momento de reconexão com a natureza, um momento de respiro e apreciação da biodiversidade que nos cerca!

Para quem mora em Porto Alegre e região metropolitana, pode aderir ao projeto dessa região no link: https://www.inaturalist.org/projects/grande-bioblitz-do-hemisferio-sul-2020-porto-alegre-e-regiao-metropolitana-rs-brasil

Para quem mora fora de Porto Alegre e região e deseja participar, basta aderir ao projeto nacional e conhecer outras regiões participantes no Brasil no link:
https://www.inaturalist.org/projects/grande-bioblitz-do-hemisferio-sul-2020-brasil-umbrella

Saiba mais informações sobre o evento em: https://greatsouthernbiobl.wixsite.com/website

Acompanhe-nos também no Instagram: https://www.instagram.com/grandebioblitzbr/?hl=pt

Dicas de segurança para os(as) participantes:
- Respeitar as recomendações de segurança para a Covid-19, como o uso de máscara e distanciamento social;
- Busque explorar seu quintal, jardim, ou até mesmo observar pela janela.
- Se for visitar algum parque, andar em trilhas e não ir sozinho(a);
- Andar em locais conhecidos e seguros;
- Não tocar em animais, como aranhas ou cobras, para sua segurança e para não estressar os animais;
- Tomar cuidado com penhascos ou relevos acidentados;
- Avisar aos seus amigos ou familiares onde está indo e usar GPS, se possível, para evitar se perder em trilhas;
- Utilizar roupas e sapatos adequados se for andar em trilhas, como por exemplo calçado fechado, roupas leves, chapéu e protetor solar.

IMPORTANTE: A Grande Bioblitz do Hemisfério Sul é uma organização independente, que incentiva a segurança das pessoas em primeiro lugar, mas não se responsabiliza por acidentes ou quaisquer problemas que aconteçam durante alguma expedição/observação.

1

 

2

 

3