A revista Atualidades Ornitológicas (www.ao.com.br) publicou, em sua edição de janeiro/fevereiro de 2015, a nota intitulada “Primeiro registro de Picumnus cirratus no Rio Grande do Sul, Brasil”, de autoria de cinco membros do Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre (Cesar Rodrigo dos Santos, Antônio Coimbra de Brum, Walter Hasenack, Helena Backes e Glayson Ariel Bencke).

 

A nota relata o primeiro registro confirmado do pica-pau-anão-barrado no RS, que aconteceu durante a excursão do clube ao Parque Estadual do Espinilho, em junho de 2014. Na ocasião, diversos excursionistas visualizaram e fotografaram a ave.

Esta é a segunda espécie que o COA adiciona à lista de aves do RS. A primeira foi o chocão-carijó (Hypoedaleus guttatus), registrado no Parque Estadual do Turvo em 1986. O achado foi divulgado na edição de abril de 1987 do periódico argentino Nuestras Aves (www.avesargentinas.org.ar/12/08-nuestras_aves.php).





Fêmea de pica-pau-anão-barrado Picumnus cirratus, fotografado no Parque Estadual do Espinilho, Barra do Quaraí, RS. Foto: Cesar Rodrigo dos Santos.