Núcleo de Educação Ambiental Noticias

O Evento de observação de aves “Passaripoa” reúne mais de 40 pessoas no Parque Marinha do Brasil.

Iniciativa de Augusto Potter em conjunto com o COA-POA (Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre) e a SMAMUS (Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre) promove o acesso gratuito para a prática da observação de aves em praças e parques públicos de Porto Alegre RS.

Nesse sábado dia 17/02/2024 foi realizado o primeiro “Passaripoa” do ano. A atividade foi conduzida no Parque Marinha do Brasil e contou com a presença do ornitólogo Eduardo Chiarani auxiliando na identificação das espécies e na condução da atividade. Augusto e Eduardo percorreram o parque observando as aves e ensinando detalhes do comportamento, morfologia e demais características das aves do parque.

Augusto explicando sobre as aves avistadas, fotografia de Edaurdo Korkiewicz

Um grupo com mais de 40 pessoas, das mais diversas idades, acompanhou a atividade de início ao fim e puderam observar aves como a noivinha (Xolmis irupero), gavião-carijó (Rupornis magnirostris) pica-pau-do-campo (Colaptes campestres), carcará (Caracara plancus), urubu-preto (Coragyps atratus), o quiriquiri (Falco sparverius) e muitas outras espécies avistadas durante o percurso. A atividade foi conduzida pela manhã e durou cerca de duas horas com atividades ao ar livre e contato direto com a natureza.

noivinha (Xolmis irupero) fotograda por Junes Muradás durante a atividade de observação.

O evento foi uma troca direta entre os saberes científicos e a comunidade geral. O COA-POA agradece a presença de todos e a parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre.

Abaixo lista do ebird feita pelo membro Jones Muradás das espécie observadas durante o evento.

https://ebird.org/checklist/S162047919

Texto de autoria de Eduardo Rigodanzo Korkiewicz.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você pode gostar

Associe-se ao Coa-Poa