No dia 12 de outubro de 2024, o Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre realizou duas atividades em alusão ao October Big Day, evento internacional que visa a promoção da observação de aves e da ciência cidadã através da elaboração e submissão de listas de espécies na plataforma eBird.
A primeira atividade do dia foi realizada na estrada de acesso ao Horto Florestal Barba Negra, localizado no município de Barra do Ribeiro. A observação contou com seis paticipantes e 86 espécies puderam ser observadas. Por volta das 7h45, os observadores se reuniram no início da estrada, quando deram início às atividades. Entre as primeiras aves observadas, ainda antes de iniciarem o percurso, estavam garibaldis (Chrysomus ruficapillus), andorinhas-do-campo (Progne tapera) e cardeais (Paroaria coronata).
Ao seguir pela estrada que cruza áreas agrícolas e campos nativos, o grupo encontrou diversas outras espécies campestres, a exemplo do chupim (Molothrus bonariensis), do caminheiro-zumbidor (Anthus chii) e do cochicho (Anumbius annumbi). Muitas outras espécies foram visualizadas e ouvidas à medida que os observadores se deslocavam, caso da caturrita (Myiopsitta monachus) e do sabiá-poca (Turdus amaurochalinus), até que distintas silhuetas atraíram a atenção dos observadores: um casal de curicacas-reais (Theristicus caerulescens) forrageava em meio a campos recém-lavrados.
Em um trecho mais à frente, em meio a um fragmento de campo nativo, um grupo de emas (Rhea americana) pôde ser observado se deslocando.
A atividade se encerrou quando o grupo chegou ao final da estrada, por volta das 13h, com os participantes se dispersando e rumando às suas respectivas cidades.
A segunda atividade do dia, que contou com 11 participantes, foi realizada no Parque Marechal Mascarenhas de Moraes, localizado em Porto Alegre. O local abriga um importante remanescente de banhado e é conhecido pelo grande ninhal que abriga anualmente, composto por espécies como a garça-branca-grande (Ardea alba) e o socó-dorminhoco (Nycticorax nycticorax).
Os participantes reuniram-se na sede do parque e a observação teve início por volta das 15h. Além das características aves que compõe o ninhal, muitas outras puderam ser observadas, totalizando 60 espécies.
Muitas das espécies encontravam-se nidificando ou com os filhotes já fora do ninho, a exemplo da jaçanã (Jacana jacana) e da galinha-d’água-comum (Gallinula galeata).
Diversos passeriformes também foram observados na área de banhado, caso de aves como o pia-cobra (Geothlypis aequinoctialis), o sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris), o garibaldi (Chrysomus ruficapillus) e o cardeal-do-banhado (Amblyramphus holosericeus). Outros avistamentos de destaque foram os de gaviões-caramujeiros (Rosthramus sociabilis) e carões (Aramus guarauna) observados predando aruás-do-banhado (Pomacea sp.) em meio à área de banhado.
Por volta das 18h30, numerosos bandos de caraúna (Plegadis chihi) regressavam ao parque para pernoite na área de banhado, marcando o fim do dia e o encerramento das atividades do October Big Day.
Confira abaixo a lista das espécies observadas nas duas atividades: