Atividades

COA-POA participa do October Big Day

No dia 12 de outubro de 2024, o Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre realizou duas atividades em alusão ao October Big Day, evento internacional que visa a promoção da observação de aves e da ciência cidadã através da elaboração e submissão de listas de espécies na plataforma eBird.

A primeira atividade do dia foi realizada na estrada de acesso ao Horto Florestal Barba Negra, localizado no município de Barra do Ribeiro. A observação contou com seis paticipantes e 86 espécies puderam ser observadas. Por volta das 7h45, os observadores se reuniram no início da estrada, quando deram início às atividades. Entre as primeiras aves observadas, ainda antes de iniciarem o percurso, estavam garibaldis (Chrysomus ruficapillus), andorinhas-do-campo (Progne tapera) e cardeais (Paroaria coronata).

Ao seguir pela estrada que cruza áreas agrícolas e campos nativos, o grupo encontrou diversas outras espécies campestres, a exemplo do chupim (Molothrus bonariensis), do caminheiro-zumbidor (Anthus chii) e do cochicho (Anumbius annumbi). Muitas outras espécies foram visualizadas e ouvidas à medida que os observadores se deslocavam, caso da caturrita (Myiopsitta monachus) e do sabiá-poca (Turdus amaurochalinus), até que distintas silhuetas atraíram a atenção dos observadores: um casal de curicacas-reais (Theristicus caerulescens) forrageava em meio a campos recém-lavrados.

Fotografia do sabiá-poca. Autoria de Lucas Nenes.

Em um trecho mais à frente, em meio a um fragmento de campo nativo, um grupo de emas (Rhea americana) pôde ser observado se deslocando.

Fotografia da ema. Autoria de Lucas Nenes.

A atividade se encerrou quando o grupo chegou ao final da estrada, por volta das 13h, com os participantes se dispersando e rumando às suas respectivas cidades.

A segunda atividade do dia, que contou com 11 participantes, foi realizada no Parque Marechal Mascarenhas de Moraes, localizado em Porto Alegre. O local abriga um importante remanescente de banhado e é conhecido pelo grande ninhal que abriga anualmente, composto por espécies como a garça-branca-grande (Ardea alba) e o socó-dorminhoco (Nycticorax nycticorax).

Fotografia da garça-branca-grande. Autoria de Lucas Nenes.

Fotografia do socó-dorminhoco. Autoria de Lucas Nenes.

Os participantes reuniram-se na sede do parque e a observação teve início por volta das 15h. Além das características aves que compõe o ninhal, muitas outras puderam ser observadas, totalizando 60 espécies.

Muitas das espécies encontravam-se nidificando ou com os filhotes já fora do ninho, a exemplo da jaçanã (Jacana jacana) e da galinha-d’água-comum (Gallinula galeata).

Diversos passeriformes também foram observados na área de banhado, caso de aves como o pia-cobra (Geothlypis aequinoctialis), o sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris), o garibaldi (Chrysomus ruficapillus) e o cardeal-do-banhado (Amblyramphus holosericeus). Outros avistamentos de destaque foram os de gaviões-caramujeiros (Rosthramus sociabilis) e carões (Aramus guarauna) observados predando aruás-do-banhado (Pomacea sp.) em meio à área de banhado.

Fotografia do sabiá-laranjeira. Autoria de Lucas Nenes

Grupo observando as aves no Parque Marechal Mascarenhas de Moraes durante a atividade do October Big Day. Fotografia de autoria de Eduardo Korkiewicz.

Por volta das 18h30, numerosos bandos de caraúna (Plegadis chihi) regressavam ao parque para pernoite na área de banhado, marcando o fim do dia e o encerramento das atividades do October Big Day.

Confira abaixo a lista das espécies observadas nas duas atividades:

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você pode gostar

Associe-se ao Coa-Poa