Recentemente o COA-POA foi contactado pelo observador de aves uruguaio Guillermo Mondon, que demonstrou interesse de conhecer um pouco da avifauna dos arredores de Porto Alegre, em sua breve passagem pela capital gaúcha.
Após várias trocas de e-mail, ficou combinado que o associado Gilberto S. Müller encontraria o visitante no aeroporto de Porto Alegre, no dia 21 de junho, às 12 horas. Infelizmente o dia amanheceu com muita neblina, e o aeroporto esteve fechado até o meio-dia. O vôo atrasou, chegando somente às 14h30min. Gilberto e Guillermo seguiram para a localidade de Walachai em Morro Reuter, onde chegaram às 16 horas, onde ainda havia alguma neblina e com o sol quase desaparecendo.
Mesmo assim Gilberto teve sucesso no objetivo traçado, que era o de mostrar para o visitante algumas espécies que não ocorrem no Uruguai, como o grimpeiro, o saí-azul, o tiê-preto, todos eles dando belas oportunidades à observação.
Às 17 horas iniciaram o retorno, já sem sol, e com pouca atividade das aves.
Assim o COA-POA, através da colaboração do associado Gilberto S. Müller, cumpriu um de seus objetivos, que é o de manter intercâmbio cultural com instituições afins.