Noticias

Núcleos do COA

O COA-POA tem despertado o interesse pela observação de aves em pessoas de todas as idades e de diversos ramos de atividade. Assim hoje temos um quadro de associados bastante heterogêneo, com participantes cuja idade varia de 17 a 70 anos que podem ser estudantes, profissionais ou aposentados.

Sabemos também que dentro dos objetivos do COA-POA (www.coapoa.org/sobre-o-coa/objetivos) cada associado tem as suas preferências. Enquanto alguns gostam mais das saídas a campo, outros apreciam as reuniões, a fotografia, a área da legislação ambiental, enfim, são bem variados os interesses dos associados.

 

As atividades gerais do COA-POA, que são as saídas a campo e as reuniões regulares, não são suficientes para contemplar toda a variedade de interesses e atividades possíveis de serem realizadas. Sendo assim, estão em fase de criação os núcleos de atividades em áreas específicas, sempre seguindo os grandes objetivos definidos para o COA-POA.

Cada um destes núcleos terá um líder, que é a pessoa responsável por conduzir as atividades. Os núcleos, embora ligados ao COA-POA, serão autônomos, ou seja, a sua atividade independe de programação formal do COA-POA. Os encontros dos participantes e ativides realizadas serão definidas dentro do próprio núcleo, de acordo com o interesse e disponibilidade de tempo dos participantes. Cada associado ao COA-
POA poderá participar de tantos núcleos quantos forem de seu interesse.

Atualmente encontram-se em formação três núcleos:
1. Núcleo de fotografia: o associado Fabio Duarte aceitou liderar este núcleo. Em breve o próprio Fábio divulgará, através do Fórum do COA-POA, os principais objetivos deste núcleo e as atividades com as quais será dado início a ele. Pretendemos que seja um espaço dentro do qual os associados possam compatilhar conhecimentos sobre a atividade de fotografar a avifauna silvestre, bem como sobre pós-tratamento de imagens realizadas. Em última análise o que se quer é que os associados ao COA-POA possam, em conunto, aprimorar as técnicas de registro fotográfico.

2. Núcleo de facilidades para observação de aves: o associado Gilberto Sander Müller aceitou liderar este núcleo. Quando estivemos na Flona SFP durante o carnaval deste ano, a Eng. Agr. Edenice de Souza nos solicitou um apoio para desenvolvimento de projeto e orçamento para instalação de uma torre de observação de aves. Quando começamos a discutir o assunto internamente com alguns associados, rapidamente ficamos sabendo que há mais instituições públicas e privadas pensando em instalar abrigos de observação. Apoiar e incentivar estes empreendimentos está em sintonia com os objetivos do COA-POA e por isto resolvemos criar este núcleo que se ocupará de apresentar opções de projetos, analisará os melhores locais de instalação e dará apoio à implantação das facilidades de observação de aves como abrigos de observação, comedouros para aves, listas resumidas de espécies a observar em cada local, entre outras.

3. Núcleo de gestão tornar Porto Alegre a primeira cidade brasileira amiga das aves: a nossa colega Helena Backes irá liderar este núcleo. Dentro de um grande projeto chamado Porto Alegre CITE, que pretende incentivar a inovação e a criação de práticas de desenvolvimento sustentável na nossa cidade, haverá um sub-projeto que pretende tornar Porto Alegre uma cidade amiga das aves. Isto seria alcançado através de ações bem variadas, como por exemplo, plantio de espécies vegetais que atraiam as aves, projetos de edificações que evitem as colisões das aves com os prédios, programas educação e de incentivo à observação de aves nas escolas públicas municipais, entre outros.

Os núcleos citados ainda estão em formação e necessitam de sua contribuição. Caso você se interesse em atuar em um ou mais destes núcleos, coloque os seus comentários e contribuições através do espaço criado para isto no Fórum do COA-POA.

Outros núcleos mais poderão ser formados, basta que haja pessoas interessadas em propor novos temas que estejam enquadrados nos objetivos do COA-POA. Se você tem alguma sugestão, basta apresentá-la com uma proposta clara e objetiva.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você pode gostar

Associe-se ao Coa-Poa