Núcleo de Educação Ambiental

Palestra sobre aves para crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Larry.

No dia 26 de agosto de 2024 (segunda-feira) no período da tarde o núcleo de educação ambiental do Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre (COA-POA) em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre (SMAMUS-POA) realizou a palestra intitulada “O incrível mundo das aves”, para a turma do projeto de extensão de educação ambiental da escola.

Sobre a palestra:

Tal palestra, abordou desde conceitos biológicos acerca de o que caracteriza uma ave, a até questões relacionadas a prática da observação de aves. A palestra, elaborada e ministrada pelo coordenador de educação ambiental do COA-POA, Augusto Pötter, se deu de modo fluído e didático, com diversas participações do público, o qual consistiu em uma turma de 7 alunos do projeto de educação ambiental. A turma possuía idades variadas, tendo alunos do quinto até o oitavo ano do ensino fundamental.

Augusto explicando sobre os tipos de voo das aves e das diferenças no formato de suas asas. – Adriana Gonçalves

Sobre a turma:

A atividade foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Larry José Ribeiro Alves, para a turma do projeto extensivo de educação ambiental da escola organizado pela professora de ciências da natureza Adriana Gonçalves. A turma, contém 12 alunos de idades variadas, destes 7 se fizeram presentes e assistiram com entusiasmo a palestra.

Turma de alunos, professora Adriana Gonçalves, Augusto Pötter e equipe de educação ambiental da SMAMUS-POA.

Pós-palestra:

Após a palestra, alguns presentes foram doados para a turma de educação ambiental e para os alunos ali presentes, tanto pelo COA-POA como pela SMAMUS-POA. Por parte do COA-POA, foram distribuídos os mini-guias de identificação de aves de Porto Alegre. O mini-guia, projeto recente do COA-POA consiste em um folheto com as principais aves mais comuns e de fácil avistamento dentro das dependências da cidade de Porto Alegre. Além de cada criança ter recebido um dos mini-guias, um também foi doado para a escola, destinado a permanecer na sala de aula, onde poderá ser acessado por futuros alunos. Por parte da SMAMUS, foram distribuídas mudas de Vadélia (Sphagneticola trilobata) e Pilea (Pilea peperomioides) para cada criança. O COA-POA ainda espera realizar muitas atividades em parceria com a SMAMUS-POA e com o EMEF-Larry, outras atividades com a escola já estão sendo planejadas.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você pode gostar

Associe-se ao Coa-Poa