Na foto Victória, aluna de biologia da Unisinos e Antônio Brum. foto: Miguel Machado
Texto de Antônio Brum
Dando início as atividades do ano de 2023, o Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre (COA-POA), realizou a sua reunião mensal, no auditório do Centro de Informações ao Visitante no Parque da Redenção de Porto Alegre. A reunião teve início com a atividade de observação de aves no interior do parque. Estava um dia ensolarado, com temperatura de 27o Célsius e seco. A observação de aves foi conduzida por Augusto Pötter. As aves estavam bem silenciosas, provavelmente pela presença na área de um gavião-miúdo (Accipiter striatus), que costuma predar aves menores. No total foram avistadas 17 espécies de aves, cuja lista poderá ser acessada no site do E-bird, em breve.
Gavião-miúdo (Accipiter striatus), foto: Jones Muradas
Observadores de Aves no Parque Farroupilha -POA, Foto: Vanessa Canabarro.
Após a saída os presentes se reuniram no auditório, onde teve início a segunda parte da programação do dia com a apresentação da nova estagiária do COA-POA Victória Deecken Becker, estudante de Biologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, que iniciou seu estágio curricular no clube. Com isto, o COA-POA está contribuindo e oferecendo oportunidades para alunos de biologia implementarem e concluírem seus estudos acadêmicos.
Em seguida, Augusto Pötter, associado do COA-POA e Juliana Herpich, funcionária da prefeitura de Porto Alegre, apresentaram o Projeto Passaripoa. Este projeto foi iniciado em 2022, por iniciativa de Augusto junto com a Secretaria do Meio Ambiente de Porto Alegre SMAMUS e tem como objetivo promover atividades de observação de aves nos Parques de Porto Alegre.
Augusto Pötter apresentou o Projeto Passaripoa, foto: Vanessa Canabarro
Na sequência, o associado Antônio Brum apresentou os resultados parciais de sua pesquisa de doutorado com estudo de rota migratória e movimentações do Calidris canutus (maçarico-de-papo-vermelho), que está sendo desenvolvido no litoral médio do Rio Grande do Sul e conta com o apoio do COA-POA, na gestão dos recursos recebidos da organização americana Conserve Wildlife Foundation de New Jersey, que está financiando a pesquisa no Brasil.
Antônio Brum apresentou resultados preliminares de sua pesquisa com maçarico-de-papo-vermelho. Foto: Miguel Machado
A reunião foi encerrada às 10h 30min e teve seguimento a Assembleia Geral do Clube, programada para este dia, cuja ata poderá ser visualizada no site do coa-poa no menu sobre o coa – informações legais – diretoria. Estiveram presentes na reunião 17 associados.
Agradecemos a presença de todos
Diretoria COA-POA/2023.