Texto de Antônio Brum
A reunião mensal do Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre (COA-POA) foi realizada na Escolinha do Jardim Botânico de Porto Alegre no dia 22 de Outubro. Como de costume a reunião iniciou com a observação de aves no interior do Jardim Botânico, onde foram registradas, em apenas duas horas de observação, 54 espécies de aves, conforme lista ao final, revelando a importância desta área verde para as aves. Foram registradas aves comumente avistadas no JB, como o biguá (Nannopterum brasilianum) e pomba-asa-branca (Patagioenas picazuro) e algumas aves migratórias como a Peitica (Empidonomus varius) e o socozinho (Butorides striata).
Após a observação de aves foi dado início a reunião com a apresentação das últimas saídas de COA-POA ao Parque Saint Hilaire e Parque Estadual do Turvo, ressaltando a importância destes locais para a observação de aves, o primeiro pela proximidade e o segundo pela grande diversidade de aves existentes.
Em seguida o associado Marcos Fishbor proferiu uma palestra intitulada Aves do Meu Quintal, onde apresentou as aves que costumam aparecer no quintal de sua casa, no bairro, Belém Novo, compartilhando as suas experiências na observação de aves. O grande momento de sua fala foi vídeos e gravações que fez sobre o Peixe-frito-favorino, que permaneceu no seu quintal por vários dias.
Por último o associado Antônio C. Brum compartilhou suas experiências de expedição científica ao Arquipélago São Pedro e São Paulo.
Após o encerramento, foi oferecido pelo presidente Sr. Silas um pequeno coquetel, para confraternizar e comemorar o retorno das atividades presenciais do Clube.
Este encontro contou com a presença de 26 pessoas.
Agradecemos a presença de todos
Diretoria COA-POA/2022.
Confira a lista de aves observadas durante a reunião