Núcleo de Educação Ambiental

Workshop Colisão de Aves em Vidros

evitar9 41a4693b
Confira abaixo a programção e os tópicos do evento que ocorreu nos dias 13 e 14 de outubro de 2021 .

 

Das mortes de aves de origem antrópica, a colisão com vidraças é a segunda mais importante em termos globais – só perde para a progressiva destruição de habitats – e está fortemente correlacionada com o declínio da população mundial de aves. Nos Estados Unidos, estimativas da American Bird Conservancy apontam para um número entre 300 milhões e 1 bilhão de aves mortas todos os anos. No Brasil o assunto começa a despertar interesse, apesar do incipiente conhecimento disponível; pois são poucos os estudos focados no dimensionamento desse ofensor na população de aves do país. Mesmo assim, algumas cidades já aprovaram legislações restringindo o uso de vidros em edificações. 
O COA-POA, SAVE Brasil e AVISTAR Brasil através desse evento virtual, trouxeram o problema à discussão, dando oportunidade de conhecer, entender e avaliar a sua dimensão no Brasil. O Objetivo do evento também foi promover a sensibilização da população, apresentar alternativas técnicas e medidas legislativas para reduzir a mortandade de aves por colisão em edificações.



Programação Completa do Evento.

 

13 de outubro


18h00 – O problema da colisão de aves em vidraças, causas e dimensões do problema com base em pesquisas.

Participaçoes:
Christine Sheppard, Diretora do Programa de Colisão em Vidro da ABC, American Bird Conservancy.
Daniel Klem, Professor de ornitologia e biologia da conservação no Muhlenberg College.
Augusto João Piratelli, Professor Titular e Chefe do Departamento de Ciências Ambientais (CCTS) da Universidade Federal de São Carlos.
Matthew Shirts, Co-fundador de @fervuranoclima, diretor de @worldobservatory e ex-editor da @NationalGeographicBr – moderador.


19h30 – Soluções arquitetônicas para mitigar colisões, materiais já disponíveis e aplicados com sucesso em edificações.

Participações:
Stefan Knust, Diretor de Sustentabilidade no Ennead Architects e membro do Bird Safe Building Alliance.
Michael Mesure, Diretor Executivo do Fatal Light Awareness Program (FLAP) Canada.
Betina Danelon, Arquiteta Gestora nacional da equipe técnica da Guardian Glass.
Bernardo Araujo, Arquiteto e Gerente de projetos em Linha2 Arquitetura, MBA em BIM – moderador

Acesso o vídeo orignal do primeiro dia do evento para conferir a programação completa:
https://youtu.be/7T8O8dQOgWo
Ou confira o vídeo com tradução em português e linguagem em libras do primeiro dia do evento:
https://youtu.be/IWVyfDkEPI4



14 de outubro


18h00 – Legislação amiga das ave. Como tornar as edificações menos impactantes.

Participações:
Bryan Lenz, Diretor do Bird City Americas e Gerente do Programa Glass Collision da ABC, American Bird Conservancy.
Dep. Federal Rodrigo Agostinho, ambientalista e Deputado Federal do Estado de São Paulo.
Dra. Luciana Imaculada de Paula, Promotora de Justiça do MPMG, Coordenadora Estadual de Defesa da Fauna do MPMG.
Maurício Schneider, Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados – moderador.


19h30 – Estratégias para sensibilização. Como sensibilizar o público, legisladores e executivos municipais.

Participaçoes:
Pedro Develey, diretor executivo da SAVE Brasil.
Paulina Chamorro, jornalista, apresentadora e consultora de comunicação em sustentabilidade.
Ananda Porto, jornalista, reporter do programa Terra da Gente.
Luciano Lima, ornitólogo, pesquisador do Observatório de Aves do Instituto Butantan, Gestor de Sustentabilidade do Grupo Biophilia – moderador.


20h30 – Dinâmica de Grupo. Formulação de documento.

Após o último painel foi realizado uma dinâmica de grupo para estimular a participação dos inscritos que contribuiram na elaboração de um documento com recomendações e iniciativas a serem tomadas.

Acesse o vídeo original do segundo dia do evento para conferir a programação completa:
https://youtu.be/oZZ7kqsrPpw
Ou confira o vídeo com tradução para português e linguagem em libras do segundo dia do evento:
https://youtu.be/ljzoll59gio



Painelistas

 

Ananda Porto
Ananda Porto

Repórter do programa Terra da Gente produzido pela EPTV Campinas, afiliada da Rede Globo. Coordena o site e as redes sociais do programa e apresenta o quadro do Terra da Gente no Jornal Bom dia Cidade da EPTV. É observadora e fotógrafa de aves.

Augusto Piratelli
Augusto Piratelli

Biólogo com Mestrado em Ecologia (UNICAMP), Doutorado em Zoologia (Unesp – Rio Claro) e Pós-doutorado pela University of Missouri (EUA). É professor Titular e Chefe do Departamento de Ciências Ambientais (CCTS) da UFSCar Sorocaba. Foi editor-chefe da Revista Brasileira de Ornitologia e Editor Associado da Revista Biota Neotropica. Atualmente é editor associado da Revista de Biologia Neotropical, membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Ornitologia e Editor do Boletim da Sociedade Brasileira de Ornitologia.

Bernardo Araujo
Bernardo Araujo

Arquiteto e Urbanista pela UFMG, MBA em BIM pelo INBEC/UNIP. Gerente de Projetos em Linha2 Arquitetura e membro fundador da CBIM-MG. Premiado em Copenhague, São Paulo, Belo Horizonte, Salt Lake City e Porto Alegre.

Betania
Betania Danelon

Gestora nacional da equipe de gerentes técnicos da Guardian Glass. Atuante há 20 anos no mercado da construção civil, sendo 9 deles dedicados à Guardian. Graduada em Arquitetura e Urbanismo e cursando MBA em Construções Sustentáveis.

Bryan Lenz
Bryan Lenz

Diretor do Bird City Americas e Gerente do Programa Glass Collision da ABC, é Ph.D. em antropologia biológica pela Tulane University, onde estudou o impacto da criação de gado numa comunidade de primatas na região central da Amazônia.

Daniel klem
Dr Daniel Klem Jr

Ornitólogo americano, conhecido por sua pesquisa pioneira na mortalidade de aves devido a janelas de vidro. É professor de ornitologia e biologia da conservação em Sarkis Acopian no Muhlenberg College. Klem obteve seu bacharelado na Universidade Wilkes e seu mestrado na Universidade Hofstra.

Christine Sheppard headshot CS
Christine Sheppard

Ph.D. em Ecologia e Biologia Evolutiva pela Cornell University. É diretora do Programa de colisões de vidro da American Bird Conservancy desde 2009. Liderou esforços instrumentais para mitigação de colisões de pássaros, incluindo testes e avaliação de materiais, a publicação do manual Bird-friendly Building Design e do LEED Pilot Credit 55: Bird Collision Deterrence.

Luciana Imaculada
Luciana Imaculada de Paula

Promotora de Justiça do MPMG, Coordenadora Estadual de Defesa da Fauna do MPMG, Mestre pela UFOP, Doutoranda em Ciências Animais pela UFMG.

Luciano Lima
Luciano Lima

Ornitólogo, pesquisador vinculado ao Observatório de Aves do Instituto Butantan, consultor científico do programa Terra da Gente e Gestor de Sustentabilidade do Grupo Biophilia.

Matthew Shirts
Matthew Shirts

Co-fundador de @fervuranoclima, diretor de @worldobservatory e ex-editor da @NationalGeographicBr.

Michael Mesure headshot
Michael Mesure

Diretor Executivo e membro fundador do Fatal Light Awareness Program (FLAP) Canada. Trabalhou com as três esferas de governo do Canadá para desenvolver políticas para proteção de pássaros migratórios e produziu o FLAP’s BirdSafe® Building Standards com sua correspondente ferramenta de auditoria.

Pedro Develey Diretor Executivo da SAVE Brasil
Pedro Develey

Graduado em Ciências Biológicas e doutor em Ecologia pela USP. Com sua vasta experiência na área de conservação, gestão e planejamento de projetos, está à frente da SAVE Brasil desde 2004.

Rodrigo Agostinho 2
Dep. Federal Rodrigo Agostinho

Ambientalista e Deputado Federal do Estado de São Paulo. Mestre em Ciência e Tecnologia com ênfase em Biologia da Conservação, na USC e Especialista em Gestão Estratégica pela USP. Foi gerente-executivo do Instituto Arapyaú (2016-2018) e prefeito do município de Bauru (SP). Foi membro titular do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente por mais de 10 anos e é Membro da Comissão Mundial de Direito Ambiental da IUCN – União Internacional de Conservação da Natureza, Membro do Conselho do Instituto o Direito por um Planeta Verde, Fellow do Programa LEAD – Leadership for Environment and Development da Fundação Rockfeller. Foi vereador por dois mandatos e Secretário Municipal do Meio Ambiente em Bauru, além de membro da Coordena a Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional e é membro da Diretoria da Frente Parlamentar Mista Ética Contra a Corrupção.

Stefan Knust
Stefan Knust

Diretor de Sustentabilidade da Ennead Architects e membro da Bird Safe Building Alliance. Contribuiu na autoria do LEED Pilot Credit 55 – Bird Collision Deterrence.

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você pode gostar

Associe-se ao Coa-Poa