Saída ao mar para observação de aves pelágicas – Torres
Atividades: o COA-POA foi novamente convidado a participar desta interessante saída, que é organizada por professores da UFRGS e que tem como objetivo a observação de mamíferos e aves marinhas. A sistemática adotada nos anos anteriores foi uma navegação inicial até a Ilha dos Lobos, onde é feita a observação de lobos e leões marinhos por aproximadamente 45 minutos. Depois a embarcação segue para um ponto que dista aproximadamente 5 milhas náuticas da costa, onde são lançadas iscas para atração de aves pelágicas. O tempo desta observação depende da abundância de aves atraídas. Em saídas anteriores teve a duração de aproximadamente uma hora. Em condições normais o retorno ao píer se dá por volta das 15 horas.
Data: 22 de julho de 2017 (sábado)
Horário e local: os participantes deverão apresentar-se no píer de embarcações turísticas no Rio Mampituba em Torres às 10h30min. Previsão de embarque às 11h00. O tempo de navegação previsto é de 4 horas.
Observação Importante: Esta saída poderá ser cancelada a critério dos organizadores e em razão de condições de clima, inclusive no dia e hora do embarque.
Número de vagas: foram oferecidas 10 vagas para o COA-POA.
Deslocamento: o deslocamento até Torres será de responsabilidade de cada participante. Caronas poderão ser combinadas pelo fórum. Existe também a possibilidade de utilizar-se ônibus de linha.
Valores: o valor da locação da embarcação é rateado pelo número de participantes. O pagamento será feito no ato do embarque, em espécie, e o valor será aproximadamente de R$80,00 reais, se possível levar o valor trocado.
Inscrição: através do tópico específico para esta saída criado no fórum do COA-POA neste link, da seguinte maneira:
- As inscrições serão encerradas às 12 horas (meio-dia) do dia 21 de junlo, mesmo que ainda restem vagas disponíveis. Cada inscrito deverá informar o nome completo e número do RG, para ser repassado ao barqueiro e autoridades competentes. Além dos associados do COA-POA serão aceitas inscrições de associados de outros COAs do RS para participar desta saída.
Informações adicionais:
- Menores de idade poderão participar somente com acompanhamento de pelo menos um dos pais ou de um responsável legal. A idade mínima para participar desta saída é 14 anos completos.
- Não existe seguro de vida contratado pela UFRGS ou pelo COA-POA para os participantes. A participação é por conta e risco de cada um.
- O COA-POA é uma entidade convidada nesta atividade e oferece a oportunidade de participação nesta saída a seus associados, sem cobrar nenhuma taxa ou comissão neste passeio. Assim nem a entidade COA-POA, nem seus dirigentes assumem qualquer responsabilidade por riscos advindos desta atividade. Os participantes que se inscreverem, declaram através do ato de inscrição, estarem cientes de que a navegação em mar aberto oferece riscos inerentes à atividade e que assumem estes riscos sem nenhuma responsabilidade adicional para o COA-POA ou para qualquer um de seus dirigentes.
- A embarcação é contratada pela UFRGS e deverá atender todos os requisitos legais para transporte turístico. Os participantes têm o direito de solicitar a comprovação do atendimento destas exigências no ato do embarque. A decisão de embarque é individual de cada participante. Em caso de pessoas menores de idade, esta decisão é de responsabilidade do maior acompanhante.
- Recomendamos que pessoas sensíveis a enjoos providenciem medicação adequada, pois a experiência dos anos anteriores mostrou que o porcentual de pessoas que passaram mal neste passeio chegou até a 50%. Isto depende muito das condições do mar. As pessoas que passam mal desfrutam muito menos o passeio. Por isto recomendamos que as providências sejam tomadas antes do embarque.
- Este passeio está sujeito a condições favoráveis de navegação. A decisão de sair ou não ao mar é responsabilidade do comandante da embarcação. Muitas vezes a condição de navegabilidade não tem nada a ver com a condição do tempo, ou seja, o dia pode estar bonito, com sol, mas o mar pode estar ruim para navegar. Existe portanto a possibilidade de chegarmos ao píer e o passeio não sair. As condições atmosféricas e de mar serão acompanhadas previamente pelos prognósticos e na medida do possível o eventual cancelamento da navegação será antecipado para não criar transtornos aos participantes.
- Recomendamos que mesmo com previsão de tempo bom, todos levem agasalhos que protejam da chuva ou de respingos e principalmente do vento. A sensação de frio em mar aberto e com possíveis respingos da embarcação é bem mais intensa do que em terra. Por isto recomenda-se que os participantes estejam prevenidos. Também recomendamos o uso de chapéu e protetor solar.