Editorial

Cinco Anos do COA-POA

1

Cinco Anos do COA-POA
um marco para reflexão 

Justamente hoje, na véspera da data em que comemoramos 5 anos de reativação do COA em Porto Alegre, caiu em minhas mão uma edição especial de uma revista local da cidade de São Leopoldo, chamada Rua Grande. A edição é de 1978 e a foto da capa deixa claro que os tempos eram outros.

 

Pois naquela época o COA já existia e na página 26 dessa revista, temos o que provavelmente é um dos primeiros registros do COA na imprensa brasileira.

 

 

O clube havia sido fundado 4 anos antes, o que significa que em 2014 estamos comemorando 40 anos de fundação do COA no Brasil.

Amanhã, dia 16 de maio de 2014, o COA-POA comemora 5 anos de reativação. A foto a seguir mostra as pessoas que participaram daquele momento histórico, no Jardim Botânico, em Porto Alegre, em maio de 2009.

 

O que recordo daquela reunião é que muitas ideias surgiram, muitas propostas foram apresentadas, mas, como frequentemente ocorre nestes momentos, a reunião encerrou sem muitas conclusões concretas. Mesmo assim as atividades começaram e em 26 de setembro foi realizada a primeira saída a campo. 

O COA teve, ao longo de seus 40 anos de existência, momentos de grande atividade e outros em que se manteve em estado de hibernação. A verdade é que em todos esses anos, nunca se tornou uma entidade com uma representação importante na sociedade brasileira. Então talvez seja este o momento de nos perguntarmos por quê? 

Na minha opinião uma associação, como é o COA, somente progredirá se ela puder ser útil, não só para os associados, mas para a sociedade. Participar do COA não deixa de ser uma espécie de voluntariado e a longo prazo as pessoas só doam parte do seu tempo a causas que elas reconhecem como sendo causas úteis. O COA até aqui soube suprir parcialmente os anseios pessoais dos associados, mas ainda não cumpriu a sua mais nobre missão, que é de ser útil à sociedade. Temos o exemplo de outros países nos quais, entidades parecidas com o COA, desempenham importante papel na defesa da avifauna e dos ambientes naturais. 

O primeiro passo é ter uma entidade minimamente organizada para depois começarmos a buscar objetivos maiores. É nesta fase que se encontra o COA-POA, entidade reativada há 5 anos e cujo estatuto existe há menos de dois meses. 

Datas comemorativas como o dia 16 de maio servem para que nos alegremos com aquilo que foi realizado até aqui. Servem também como marcos no tempo, nos quais devemos parar e avaliar o caminho percorrido, acertando o rumo quando necessário. 

Parabéns ao COA, que há 40 anos surgiu aqui no RS e parabéns ao COA-POA pelos 5 anos de atividades ininterruptas. Que o futuro nos reserve muitas alegrias e que possamos de fato ser um agente de preservação ambiental, para o bem da humanidade. 

 

Walter Hasenack – Presidente do COA-POA 

Porto Alegre, 15 de maio de 2014

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você pode gostar

Associe-se ao Coa-Poa