Núcleo de Educação Ambiental

Dia da Ave 2013 na Redenção

No dia 6 de outubro, um belo domingo de primavera, o COA-POA realizou uma atividade aberta ao público, alusivo ao Dia da Ave, que é comemorado anualmente no dia 5 de outubro.

As atividades, lideradas pela Maria do Carmo, iniciaram bem cedo pela manhã, quando alguns integrantes do COA-POA chegaram ao Parque da Redenção (ou Farropilha) para instalar a estrutura que funcionaria durante todo o dia.

Havia atrações para todas as idades. As crianças divertiram-se colorindo aves previamente recortadas em papelão e decorando corujinhas, elaboradas em tubos internos de rolos de papel higiênico. Havia ainda um grande cardeal, bem colorido, no qual grandes e pequenos podiam colocar o rosto para tirar uma fotografia.

 

Ovos de diversos tamanhos e cores (do avestruz à codorna) foram expostos, para que as pessoas pudessem apreciar a variedade. Alguns ninhos (cambacica, tecelão e jão-de-barro) também foram mostrados, representando uma vez mais a variedade de formas, materiais e soluções construtivas utilizadas pelas aves.

Um belo banner artesanal, preparado pela Maria do Carmo, ilustrava a variedade de formatos e do colorido das penas das aves. Havia também um varal com informações sobre as atividades do COA-POA. Duas grandes aves coloridas, feitas com tampinhas de garrafas de refrigerante, enfeitavam o ambiente e uma gaiola vazia continha uma mensagem educativa.

No final de semana anterior a Maria do Carmo convocou em torno de 25 artistas plásticos, que expõe seus trabalhos no Brique da Redenção, a personalizarem a silhueta de uma ave recortada em papel. A participação foi excelente. Os artistas chegaram cedo e alegres, entregaram suas obras. Elas foram dependuradas em uma árvore seca e, balançando ao vento da primavera, despertaram o interesse de quem passava.

Ainda foram expostos os banners do COA-POA e distribuídos os folders do grupo. Pessoas de todas as idades paravam para trocar ideias sobre a observação e preservação das aves e da natureza em geral.  

 

 

 Obras dos artistas plásticos do Brique (clique para ampliar)


Adroaldo Selistre

 Adroaldo Selistre

Alberto Scherer 

Alberto Scherer 
 
Cecília Guilhão
 
Cristian Massa

Deise Silva

Deise Silva

Eliane Garcia

Javier Rebellato

Javier Rebellato

Julio Andra Santander de Oliveira

Lara Palazzo

Lara Palazzo

Luis Carlos Kovalski

Luis Poeta

Marco Antonio

Miriam Palazzo

Mirian Machado

Patricia Rebellato

Paulo Grala

Raquel Werlong

Rogeria Martins

Roman Wittee

Silvio Scheuck
     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você pode gostar

Associe-se ao Coa-Poa