Atividades Núcleo de Educação Ambiental

Núcleo de Educação Ambiental do COA-POA Auxilia no Início de Atividades de Novo COA no Rio Grande do Sul.

No dia 13 de Dezembro de 2023 (quarta-feira), ocorreu a inauguração do COA-SLS (Clube de Observadores de Aves de São Lourenço do Sul). A criação do clube foi uma iniciativa do curso de gestão ambiental da FURG, idealizado pelo professor Eduardo Forneck e seus alunos.

A inauguração do COA-SLS teve início por volta das 08:25, com uma observação de aves conduzida pelo professor da FURG Eduardo Forneck, e pelo coordenador do núcleo de educação ambiental do COA-POA, Augusto Pötter. A saída, começou às margens da Lagoa dos Patos, em frente a alguns juncais, indo do recanto da ilha à Barrinha.

Grupo de Observadores que participaram da atividade de observação de aves.
Local de início da atividade de observação de aves às Margens da Lagoa dos Patos.

Durante a observação, foi possível observar 60 espécies de aves, além de outros animais, como mamíferos, a exemplo de capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris), pegadas de lontra (Lontra longicaudis) e de mão-pelada (Procyon cancrivorus). E, répteis, como o lagarto teiú (Salvator merianae) e até mesmo ovos de cágados (Trachemys sp.).

 Dentre diversas observações durante a manhã, algumas chamaram a atenção, por apresentarem filhotes ou ninhos, a exemplo o bate-bico (Phleocryptes melanops), do qual diversos indivíduos foram observados e um deles com ninho. A galinha-d’água (Gallinula galeata), também, foi observada sendo acompanhada de três filhotes, que seguiam os adultos.

Bate-bico ao lado do seu ninho à esquerda.
Filhotes de galinha-d´água.

Durante a tarde, dentro do campus da FURG, o recém criado COA-SLS se reuniu para duas palestras. A primeira palestrante foi a estudante de gestão ambiental Bibiana Schmidt, que apresentou seu projeto: “Aves de São Lourenço do Sul”, e relatou o levantamento prévio das espécies de aves de São Lourenço do Sul, ainda em promissor andamento.

 A segunda palestra foi do coordenador de educação ambiental do COA-POA, Augusto Pötter, que falou sobre as funções e objetivos de um COA e os princípios da observação de aves.

Bibiana Shmidt apresentou o projeto: Aves de São Lourenço do Sul.
Augusto Potter falou sobre a importância dos Clubes de Observação de Aves. (Foto: Gabriela Schmalfuss)

O Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre, fica muito contente e honrado em poder dar assistência a um novo COA tão promissor e engajado como o COA-SLS. É de nosso desejo, que o ainda ninhego Clube de Observadores de Aves de São Lourenço do Sul, obtenha um grande sucesso e prosperidade em suas ações, de natureza tão nobre como a da conservação de ambientes naturais e a divulgação da ciência cidadã e educação ambiental.  O COA-POA, enfatiza ainda que se mantém à disposição do COA-SLS para auxiliar como for possível. Boa saída do ninho.

Participantes da primeira reunião do Clube de Observadores de Aves de São Lourenço , no sentido horário, respectivamente, em pé: Ana Saraiva; Jessica Fischer; Eduardo Forneck; Augusto Pötter; Jeferson Staniescki; Viktor de Moraes Jaekel; Rafaella Peglow Bubolz. Agachados: Bibiana Passos Shimidt; Nilton Correa da Silveira; Beatriz Lopes. ( Foto: Eduardo Forneck)

Lista de participantes da observação de aves:

  • Antônio Moreira Amaral
  • Augusto Pötter
  • Beatriz Lopes
  • Bibiana Passos Schimidt
  • Eduardo Forneck
  • Fábio José Klafke
  • Hamilton Ludtke de Moraes
  • Jeferson Staniescki
  • Jéssica Fischer
  • Leonardo Bertoldo Amaral
  • Nilton Correa da Silveira
  • Rafaella Peglow Bubolz
  • Viktor de Moraes Jaekel

Texto e fotos (não creditadas) de Augusto Pötter.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você pode gostar

Associe-se ao Coa-Poa