O Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre esteve presente no October Big Day ocorrido no dia 14 de outubro de 2023. Trata-se de um evento para observação e contagem de aves organizado pela Universidade de Cornell dos EUA e BirdLife, que acorre todos os anos, em todo o planeta.

Organizamos duas saídas para locais diferentes, em horários que todos pudessem participar das duas atividades. A primeira observação foi na estrada de acesso ao Horto Florestal Barba Negra, no município de Barra do Ribeiro, em área aberta e de campo, onde participaram 15 observadores. A segunda foi no Parque Mascarenhas de Moraes, parque urbano da zona oeste de Porto Alegre, onde participaram 11 observadores.

Cabe um destaque especial para o observador mirim de aves, Vicente Reinert, filho do Tomás, que participou, com muita disposição, nas duas saídas.

Observadores de aves (Foto: Antônio Brum)
Observadores em Barra do Ribeiro (Foto: Tomás Reinert)
Vicente Reinert, um pequeno observador, que já conhece muito sobre as aves. (Foto: Antônio Brum)
Participantes da saída na Estrada do Horto Florestal, em Barra do Ribeiro (foto: Vanessa Canabarro)

Observadores no Parque Mascarenhas, em Porto Alegre, Vicente estava lá, equipado. (Foto: Vanessa Canabarro)

Na saída para a estrada do Horto Florestal Barba Negra, foram observadas 74 espécies de aves, confira a lista completa postada no E-bird, cabendo destaque para um grande número de andorinhas-do-campo (Progne tapera) e gaviões-caramujeiros ( Rostrhamus sociabilis) avistados. Também destacamos o registro de um indivíduo juvenil de gavião-preto (Urubitinga urubitinga).

Andorinha-do-campo (foto: Antônio Brum)
Gavião-caramujeiro (foto: Tomás Reinert)
Gavião-preto (foto: Antônio Brum)

No parque Mascarenhas de Moraes, em Porto Alegre, foram observadas 40 espécies de aves, confira a lista completa no e-bird. O grande atrativo, para este parque, nesta época do ano, é observar o ninhal de garças.

Garça-branca-grande (Ardea alba) (Foto: Tomás Reinert)
Garça-branca-grande (Ardea alba) – (Foto: Isadora Giongo)

O evento foi organizado pelo Núcleo de Educação Ambiental do COA-POA, coordenado por Augusto Pötter, que também foi o guia nas saídas.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você pode gostar

Associe-se ao Coa-Poa