Saídas a Campo

PN Lagoa do Peixe 2017

O Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre realizou sua 9a visita ao Parque Nacional Lagoa do Peixe, em Tavares-RS, entre os dias 21 e 23 de Abril de 2017. O PNLP fica a 220km de Porto Alegre.

O PNLP possui 36.721,71 hectares e foi criado em 1986 (Diploma Legal de Criação: Decreto nº 93.546 de 06 de novembro de 1986). Além de proteger aves ameaçadas como o trinta-réis-real e a sanã-cinza, o PNLP faz parte de uma rede internacional de proteção as aves migratórias.

Foram percorridas a Trilha do Talha-Mar no primeiro dia, Estrada Balneário Mostardense, a Praia (25km) e a Barra da Lagoa no segundo dia, a Estrada da Caieira/Porto do Barquinho e a Trilha da Figueira no domingo, último dia.

No total foram registradas 121 Espécies, divididas em 43 Famílias conforme tabela no relatório completo abaixo. A sequência sistemática e os nomes científicos seguem a mais recente lista do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos.

Chamou a atenção o fato de termos encontrado já alguns migrantes de inverno, como a calhandra-de-três-rabos e o colegial. Ao mesmo tempo aparece um migrante residente de verão (andorinha-do-campo) e migrantes do Hemisfério Norte (como os maçaricos e outros). Provavelmente a época favoreceu esse “encontro” de espécies oriundas de diferentes locais(observação de E.Chiarani).

Relatório

Para baixar o relatório completo, clique aqui.

Fotos

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você pode gostar

Associe-se ao Coa-Poa