Reuniões

Relato reunião 08/06/19

1

A reunião de junho foi realizada dia 08/06/19, no Parque Natural Municipal do Morro do Osso que está localizado na zona sul do município de Porto Alegre. Nesse mês, modificamos o local da nossa reunião mensal com o objetivo de realizarmos uma atividade fora do Jardim Botânico de Porto Alegre para que o COA POA fosse conhecido por outros públicos. A reunião foi alusiva ao dia mundial do meio ambiente comemorado no dia 5 de junho.

Nosso encontro iniciou por volta de 8h15 com observação de aves nas trilhas do par-que. O dia estava nublado. Percorremos duas trilhas e foram observadas 37 aves. A lista das espécies pode ser vista no link https://ebird.org/view/checklist/S57362311

Por volta de 10h, retornamos a sede e iniciamos a reunião. Primeiro, Roberto Dall’Agnol cumprimentou todos e abriu a reunião apresentando a programação do dia e o motivo pelo qual a reunião estava acontecendo naquela Unidade de Conservação. Também foram colocadas as próximas atividades do Clube e a apresentação de novos associados. Nessa reunião tivemos um novo integrante chamado Alexandre, que faz parte do Grupo de fotografia Foto Clube e conheceu o COA após uma palestra ministrada pelo Fabio Duarte no Foto Clube.

Walter Hasenack iniciou o ciclo de palestras relatando sobre a viagem realizada a Patagônia. Inicialmente, o objetivo da viagem era para a realização de um trekking, porém, além disso, o local acabou sendo um ambiente de observação de aves. Walter viajou com outros associados, Beatriz Hasenack e Marcelo Medaglia. Primeiro Walter apresentou o local, o per-curso realizado e algumas informações sobre a parte logística da viagem. Logo depois, Marcelo apresentou as aves observadas. Algumas questões sobre as aves locais foram levantadas. Apesar de algumas espécies serem espécies avistadas no Brasil, alguns indivíduos apresentavam diferenças em relação ao comportamento, tamanho e coloração. Essas diferenças como as características morfológicas podem ser por se tratarem de subespécies que ocorrem nesses ambientes da Patagônia.

Após a palestra sobre a viagem a Patagônia, Roberto voltou a conduzir a reunião mostrando o relatório da saída inédita a RPPN Barba Negra localizada no município de Barra do Ribeiro. Maiores detalhes podem ser vistos no relatório já publicado em nosso site. Também foi apresentado o site Ebird e como ele pode ser utilizado pelos associados. Ficou colocado que a partir dessa saída, todas as listas das saídas a campo do COA POA seriam postadas nesse local para facilitar o acesso às espécies observadas.

Encerramos a primeira parte da reunião às 12h e tivemos um intervalo para almoço até às 13h15.

Na parte da tarde, iniciamos a reunião com Roberto Dall’Agnol apresentando a Orquestra jovem Educando com Arte que faz parte de um projeto social inserido na Associação Aldeia da Fraternidade. O projeto tem como objetivo inserir jovens e adultos no ambiente da música como forma de inclusão da comunidade do entorno. A orquestra apresentou sete músicas para o público presente. Tivemos lanche e confraternização com os jovens logo após a apresentação.

1

 

Às 14h30, seguimos com as palestras da programação. Fábio Duarte apresentou a palestra intitulada “Fotografia na natureza” em que mostrou pontos positivos e negativos com relação a fotografia em diferentes ambientes, bem como quais as condutas importantes e necessárias para fotografar aves e outros animais em seus locais de ocorrência. Logo após, Glayson Bencke ministrou uma palestra intitulada “Observação de aves” em que falou sobre a importância de observar aves e o que é a observação de aves, assim como qual o tipo de contato que podemos ter com as aves, com relação à observação do comportamento delas, do contato com ambientes naturais e com pessoas que possuem esse mesmo objetivo. Também foi apresentado o valor que as aves possuem e como é valioso esse registro de cada observação a campo, assim como isso pode e deve ser registrado.

A reunião foi encerrada pela Fernanda Ribeiro.

Estiveram presentes na reunião 33 sócios e pessoas da comunidade, além de dois fun-cionários do Parque que auxiliaram em algumas tarefas e também aproveitaram para ver as apresentações.

Fotos

2

 

3

 

4

 

5

 

6

 

7

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você pode gostar

Associe-se ao Coa-Poa