Reuniões

Relato Reunião 10/08/19

1

Local: Jardim Botânico de Porto Alegre

Data e horário: 10/08/2019, das 8h10 às 9h30 iniciamos com a tradicional observação de aves

Condições do tempo: tempo encoberto, com vento forte. Temperatura em torno de 15ºC.

Número de participantes na observação de aves: 20

Total de espécies registradas: 30, sendo uma inédita para o Jardim Botânico: carão (Aramus guarauna). O Antônio Brum relatou as espécies observadas ressaltando o registro do carão. Lista de aves no eBird: https://ebird.org/view/checklist/S58929121

A reunião na escolinha do Jardim Botânico de Porto Alegre iniciou às 9h15, com as boas-vindas do Presidente Roberto Dall’Agnol. Tivemos a presença do Sr. Tom Keener, de nacionalidade inglesa, que está no Brasil há apenas 3 semanas, informou que pretende participar das nossas atividades e localizou nosso clube através do site. O Roberto enfatizou o crescimento dos sócios inscritos no clube(mais de 300), porém com queda de sócios-contribuintes (apenas 53 nesse ano contra mais de 80 há 5 anos atrás). Aumentar o número de doações é importante para termos apoio às atividades em desenvolvimento. As próximas atividades do clube serão a saída ao PE de Itapuã e a saída para Morro Reuter em 07/09. Foi explicado que existe uma lista de espera para Itapuã pois mais de 15 pessoas se inscreveram (limite imposto pelo PE Itapuã para fazer trilha com os condutores locais). Até segunda-feira será definido o grupo que poderá participar tendo em vista a quantidade de pessoas e que somente o Antônio poderá guiar os sócios. Ressaltada a participação do COA-POA no II AvisTchê em São Miguel das Missões em Setembro, onde levaremos nosso material promocional. O COA-POA será representado pelo Glayson, que irá proferir uma palestra, e através da Diretoria com o Antônio e o Roberto que cuidarão do estande. Outros sócios também irão e existe um tópico no fórum para combinar caronas.

Foi informada também nossa participação no Edital de Patrocínios do Banrisul, divulgado ainda em julho a todos os associados por email. A tabela de datas e os projetos apresentados seguem abaixo:

1

2

 

Em seguida o Glayson Bencke apresentou tópicos da recente saída na APA Banhado Grande. Foram realizados 3 percursos distintos, em Santo Antônio da Patrulha, com 91 espécies registradas. Destaques para as garças-azuis adulta e jovem (Egretta caerulea), para atividade de caça de um gavião-do-banhado (Circus buffoni). Deveremos retornar a esta localidade durante os meses de verão para registrar possíveis migrantes quando os arrozais estiveram cheios.

Nossa colega Soraya Ribeiro, bióloga e doutoranda do Programa de Pós-Graduação Diversidade e Manejo da Vida Silvestre da UNISINOS apresentou o assunto “Sítios Ramsar continentais do Brasil: áreas úmidas protegidas e refúgios para aves migratórias”. Dezenove áreas fizeram parte deste estudo, excentuando-se as áreas marinhas. A Convenção Ramsar versa sobre as zonas úmidas de importância internacional especialmente enquanto habitat de aves aquáticas, e foi assinada na cidade iraniana de Ramsar em 2 de Fevereiro de 1971. É um tratado internacional que entrou em vigor em 1975 tendo sido homologado pelo Congresso Brasileiro. O estudo apresentado mostrou dados das alterações de paisagem nas áreas já reconhecidas e o tipo de ameaça existente: urbana, agrícola, industrial, barragens, etc.

Logo depois Viviane Zulian, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ecologia – UFRGS apresentou a palestra com o tema: “Importância de plataformas de ciência-cidadã (Wikiaves e e-Bird) para mapeamento de distribuição de espécies”. Ela focou o trabalho nos seus estudos sobre a distribuição do papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea) , principalmente na região oeste de Santa Catarina. Comparou alguns dados de distribuição desta espécie IUCN com dados obtidos do Wikiaves, eBird e Xeno-canto, demonstrando a importância da contribuição destes registros quando bem utilizados em trabalhos científicos.

A reunião foi encerrada ao meio-dia.

Nessa reunião estiveram presentes 32 pessoas.

Fotos das apresentações das colegas Soraya Ribeiro e Viviane Zulian

3

 

4

 

5

 

6

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você pode gostar

Associe-se ao Coa-Poa