Relatos dos associados

Retrospectiva dos encontros de finais de ano do COA-POA

Neste relato, emocionante, nosso associado Klebe Pinto, que participou de todas as confraternizações de fins de ano do COA_POA, puxa pela memória e relembra momentos muito especiais que vivemos desde a reativação do clube em 2009.

Associado Kleber Pinto um dos sócios mais presente e participativo do COA-POA.

Por: Kleber Pinto

Qualidade de vida também é desfrutar da companhia dos amigos, aproveitar as festas de fim de ano para estar ao lado de pessoas amigas, familiares e para relaxar.

Importante enfatizar, que reuniões sociais com amigos e família liberam neurotransmissores e hormônios que ajudam a melhorar o humor, diminuem o estresse, e a ansiedade. Portanto, aproveitar a atmosfera e promover estes encontros, resumindo, faz muito bem.

A confraternização de um grupo, como o do COA-POA, é uma ótima oportunidade de se aproximar de pessoas de outras áreas e compartilhar experiências. Nestas ocasiões o ideal é não falar muito de trabalho, e sim relaxar e curtir o momento ao lado dos colegas, de grupo de Observação de Aves.

É um momento que carrega um sentimento de expectativa em relação ao futuro.

Jantar, almoçar, confraternizar, com a família e com amigos, no Natal, e no período que antecede a festa natalina é manter vivo o espírito de compaixão e generosidade que envolve, que caracteriza, esse período do ano.

Relembrar estes momentos também é uma forma de manter viva a nossa união como grupo.

Confraternização de 2012

A primeira Confraternização de Fim de Ano, do COA-POA, ocorreu em 09 de dezembro de 2012, em Novo Hamburgo, área rural, Lomba Grande, Sítio do Ipê. Os anfitriões foram Walter Hasenack, e Beatriz Schlatter Hasenack.

Muitas atividades foram organizadas. Helena Backes, em uma sala da casa, proferiu excelente palestra, com projeção de imagens, sobre uma viagem efetuada por ela, para Alta Floresta, Norte do Mato Grosso, tendo visitado uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)  com área de 5000 hectares, onde fica anexo, o Cristalino Lodge.

Glayson A. Bencke fez uma palestra com o título de “A Contribuição de Hermann von Ihering para as Ciências Naturais no RS”. O pesquisador citado viveu entre 1880 e 1883, em Taquara. Descreveu muitas espécies de aves, que hoje estão extintas na região.

O prato principal do almoço, constituiu-se de um excelente churrasco, e saladas.

No turno da tarde, ocorreu um amigo secreto. Também caminhamos um pouco na propriedade, para observação de aves.

Glayson, em pé, à esquerda. Helena , também em pé, à direita. Walter e Beatriz não estão na foto

Confraternização de 2013

Na data de 08/12/2013, efetuou-se a segunda confraternização de fim de ano do COA-POA. O local foi o Parque Estadual de Itapuã, em Viamão. Essa confraternização possui o recorde de participantes, entre as 9 edições, até o momento realizadas. Estiveram presentes 33 pessoas.

As fotos do grupo foram feitas ao lado do Centro de Visitantes do Parque, às 7:50. Após começamos a percorrer a Trilha da Fortaleza. Com a presença do guarda-parque Henrique, nos acompanhando.  Grande parte dessa trilha, possui vegetação cerrada, o que resultou que não conseguimos observar muitas espécies de aves. Destaques para exemplares de pica-pau-dourado, e sabiás-ferreiros. Ao longo do trajeto, quatro vezes, foram possíveis observações de grupos de bugios. Fomos até o alto do Morro da Fortaleza. No local é obtida uma visão magnífica da região de Itapuã, principalmente, dos morros, enseadas e ilhas. também estivemos na Praia da Pedreira.

Glayson comentou sobre a fauna de aves do Parque, Jair, comentou sobre a flora do Parque, local, onde trabalhou, por mais de um ano.

Diógenes fez comentários sobre as áreas visitadas pelo COA-POA, em 2012 e 2013, sobre as listas de aves observadas.

O excelente churrasco foi assado pelo Ruben, com auxílio do Diógenes. Excelente acompanhamento de saladas e pães com alho.

Um pequeno número de adultos e todas as crianças do grupo, antes do almoço, curtiram um banho de praia, na parte do Parque banhada pelo rio Guaíba.

Os 33 participantes da confraternização
Foto no topo do morro em Itapuã
Da esquerda para direita: Kleber, Jaquelini, Glayson, Diógenes e Walter.

Confraternização de 2014

A confraternização de final de ano do COA-POA foi muito agradável, nos jardins da residência da família da associada Maria do Carmo Both, a Duca, no bairro Niterói, em Canoas-RS, onde todos foram recebidos com muito carinho.

Na oportunidade, domingo, dia 07 de dezembro, os associados trocaram ideias sobre as promoções realizadas durante todo o ano, degustaram um churrasco com carne e acompanhamento de primeira e brincaram de Amigo Secreto.

Essa confraternização de fim de ano, foi a terceira organizada pelo COA-POA.

Para ilustrar o momento do Amigo Secreto, mostro o excelente presente que ganhei do meu amigo secreto, o Fábio Duarte, excelente fotógrafo. Um quadro com uma foto linda batida por ele, de uma caturrita, Myiopsitta monachus.

O presidente Walter Hasenack, falou sobre as atividades do COA-POA, em 2014, e sobre as projeções, calendário, cronograma para 2015.

Participaram da confraternização 19 pessoas.

Foto Oficial – Duca à direita fazendo positivo.
Kleber feliz com o presente que recebeu do Fábio Duarte.

Confraternização de 2015

Num belíssimo domingo de primavera, com uma brisa fresca e um clima agradável, acolhidos pelo Osmar Sehn, no salão de festas do prédio onde mora no bairro Menino Deus em Porto Alegre, encontraram-se os associados do COA-POA para a confraternização de final de ano. A data escolhida foi o dia 6/12/2015.

Antes da confraternização, para transmissão de informações da diretoria que se despede para a diretoria que assume a condução do nosso clube, às 10 horas da manhã, reuniram-se antigos e novos integrantes das diretorias. Em pouco mais de uma hora de trabalho os detalhes mais importantes da presidência e das diretorias técnico-científica e administrativo-financeira foram abordados. Antônio Brum, nosso novo vice-presidente, anotou tudo para que nenhum detalhe seja esquecido.

Pontualmente às 11 horas começaram a chegar os primeiros associados. Seguiram-se as tradicionais rodas de bate-papo, em um clima super descontraído.

O Osmar, além de ceder o local do nosso evento, também foi responsável por realizar as compras e tudo estava pronto para iniciarmos os trabalhos de preparação do almoço. O Roberto Dall Agnol exibiu a sua já conhecida competência como assador e assumiu a churrasqueira. Jurema, Beatriz, Tatiana, Duca e Osmar prepararam as saladas e o pão com alho.

Num ambiente super acolhedor o almoço foi servido por volta de 13 horas.

Estava uma delícia, com a carne no ponto perfeito e as saladas preparadas com capricho.

Após o almoço realizamos a tradicional brincadeira de amigo secreto que foi bem divertida.

Enquanto alguns associados se retiraram para compromissos pessoais, outros permaneceram num animado bate-papo até por volta de 17 h. Assim cumprimos com muita alegria a amizade a última atividade do COA-POA no ano de 2015, com os desejos de um bom Natal e um ótimo Ano Novo para todos os associados, familiares e amigos. (Texto elaborado pela diretoria do COA POA).

Momento do almoço.
Vice-presidente do clube, Antônio Brum

Confraternização de 2016

Na data de 11/12/2016, ocorreu a quinta edição de Confraternização de Fim de Ano, do COA-POA, no Jardim Zoológico da FZB-RS, no município de Sapucaia do Sul, na Grande Porto Alegre.  Com a participação de 21 pessoas. O dia foi muito bonito, possibilitando uma temperatura agradável, que foi um fator a mais, no sucesso da observação de aves, em diferentes setores do Jardim Zoológico.

No referido Parque, há locais muito agradáveis, com árvores, sombra, onde ficam disponibilizadas churrasqueiras. Em um desses setores, foi feito o churrasco, após a observação de aves, já mencionada. Os tradicionais acompanhamentos de um churrasco, saladas, pão com alho, estiveram presentes, sendo muito apreciados.

Rodas de bate-papo formaram-se durante a preparação do churrasco, nas proximidades da churrasqueira. Roberto Dall Agnol, mais uma vez foi o assador, só merecendo elogios pela excelente qualidade do churrasco. Alguns participantes, após o almoço, retornaram para as suas residências, outros ainda permaneceram mais algumas horas no local.

Roberto Dall´Agnol, assador e presidente do clube, está em pé de camisa azul claro.

Confraternização de 2017

A sexta edição da Confraternização de Fim de Ano do COA-POA, ocorreu pela segunda vez em Porto Alegre. A anfitriã foi Marisa da Costa, que disponibilizou o salão de festas do seu condomínio, situado na avenida Cristiano Fischer, entre as avenidas Ipiranga e Bento Gonçalves. A data foi 12/12/2017.

O ambiente entre os participantes foi excelente. Com muitas rodas de bate papo, tanto no ambiente interno, onde estava a churrasqueira, e as mesas para o almoço, quanto no externo, que era muito bonito, com plantas, banco, e uma pequena piscina.

O churrasco foi do agrado de todos, contando com a tradicional competência de Roberto Luiz Dall Agnol, no manejo dos espetos. Saladas, pães com alhos, bebidas, também muito bem preparadas. Houve a tradicional troca de presentes com o amigo secreto.

Após o almoço, seguiram as rodas de conversas, entre outros temas, com muitos votos de feliz natal, um próspero 2018, recordações das atividades do COA-POA, em 2017, projeções para 2018.

Foto oficial do encontro.
Marisa Costa, anfitriã, está à direita de blusa com flores.

Confraternização de 2018

No dia 1° de dezembro de 2018 ocorreu a confraternização de final de ano do Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre. A confraternização foi realizada no salão de festas do Condomínio Goufe II, em Águas Claras – Viamão, gentilmente cedido pelo sócio Glauco Magalhães Pereira, que também nos recebeu em sua casa no referido condomínio. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade, durante a manhã, de realizar uma observação de aves dentro do recinto, que conta com duas APPs (áreas de proteção permanente), lagos e matas nativas, todas em bom estado de preservação.

Foram registradas 48 espécies de aves no local, destaque ao azulinho e filhote do pica-pau-verde-barrado. No mesmo local os participantes puderam apreciar uma perseguição de um chimango por 7(sete) tesourinhas que o expulsavam do local. Os participantes também puderam observar, na mata nativa, uma capela(grupo) de bugios, que descansavam passivamente na copa das árvores e não se afastaram com a presença do grupo.

Após a observação, os associados foram recepcionados no salão de festas, onde foi servido um delicioso churrasco.

A confraternização foi muito prazerosa e um momento único dos associados do COA-POA conviverem um pouco mais e compartilharem suas experiências sobre as atividades desenvolvidas no clube. Nos resta agradecer grandemente ao nosso anfitrião (Glauco) que além de gentilmente ceder sua propriedade para realização do evento, ainda se envolveu com todos os preparativos, bem como ao nosso amigo e sócio Dietter Potter, que se ofertou na preparação do churrasco. Sendo oportuno enfatizar, que na praça, onde foi realizada a foto do grupo, junto a uma linda ponte, havia na parte gramada, um casal de quero-queros com filhotes, de poucas semanas.

Por fim, agradecemos todos os participantes e esperamos nos encontrar muitas vezes no próximo ano. (Texto obtido através do site do Coa Poa).

Foto oficial – Dietter e Glauco estavam fazendo o churrasco, não apareceram na foto.

Confraternização de 2019

Na data de 15/12/2019, ocorreu a oitava edição de Confraternização de Fim de Ano do COA-POA. O local foi o mesmo da Confraternização de 2017. Ocorreu no Condomínio, no Salão de Festas, onde reside a integrante do COA-POA, Marisa da Costa. Na rua Cristiano Fischer, entre as avenidas Ipiranga e Bento Gonçalves, em Porto Alegre.

Trata-se de um local muito agradável, ideal para comemorações dessa modalidade. O churrasco, mais uma vez foi responsabilidade do excelente assador Roberto Luiz Dall Agnol. Todos os detalhes foram muito bem planejados, executados. Saladas, bebidas, pães com alho, amigo secreto. Alguns brindes foram sorteados pela diretoria do COA-POA, entre os participantes. Os brindes foram alguns posters (com temas envolvendo aves), e pequenos folders (Guia de Campo) com algumas espécies de aves ocorrentes no Jardim Botânico da FZB-RS.

As rodas de conversas foram excelentes, descontraídas, tanto na parte interna, quanto externa, do salão de festas.

Obs. No ano seguinte, 2020, por causa da Pandemia (Covid), não tivemos a realização da Confraternização de Fim de Ano do COA POA.

Roberto, presidente do Clube, está à frente de camisa azul.

Confraternização de 2021

A nona edição da Confraternização de Fim de Ano, do COA-POA, ocorreu em 11/12/2021, no Salão de Festas, do condomínio, onde reside Antônio Brum, Centro Histórico, avenida Duque de Caxias. Pela quarta vez, esse evento ocorreu em Porto Alegre. Mais uma vez, foi possível celebrarmos a amizade e o companheirismo.

A partir das 19 horas, os participantes começaram a chegar no local. Que é oportuno enfatizar, possui vistas panorâmicas lindas, principalmente, de parte da orla do Guaíba, parte do Parque Estadual Delta do Jacuí.

Foram servidos refrigerantes, quem desejasse, poderia levar bebida alcoólica. O assador, competente, foi Dieter Potter. Saladas, pães com alho, excelentes, foram disponibilizados (as).

Foi solicitado aos participantes, para que levassem prato, copo, talheres, principalmente, visando a menor geração possível, de lixo na nossa festa.

Por estarmos ainda, enfrentando a pandemia (Covid), o número de participantes, foi abaixo do usual, tendo tido 12 pessoas presentes.

As rodas de conversas tradicionais, ocorreram, muito legais, alegres, descontraídas.

Por um descuido, esquecimento, não foi tirada uma foto de todo o grupo.

Após apreciarmos o excelente churrasco, as tradicionais felicitações de natal, próspero  ano novo, foram dadas, outros temas tratados, e votos de que 2022, e os próximos anos, sigam sendo marcados pelo grande crescimento do COA-POA.  Que o Bird Watching, em todo o planeta cresça, principalmente, levando-se em conta os benefícios que o mesmo traz para as aves, para os ecossistemas nos quais elas estão inseridas, para os seres humanos que o praticam. Cada vez mais acentuada a importância econômica, turística, cultural, ecológica, terapêutica, do Bird Watching, em todo o planeta Terra.

Da esquerda para a direita, Antônio Brum (anfitrião), Kleber Pinto, Jorge Wolff e Marta Mircato.

Confraternização de 2022

A confraternização de 2022 foi realizada na Praia das Garças, zona sul de Porto Alegre, bairro Boa Vista do Sul, em uma propriedade particular do Sr. Jocelito Luis. O local é muito agradável, bonito,  possui  trecho de praia, com balneabilidade, muitas arvores e churrasqueiras ao ar livre.

Teve observação de aves pela manhã, depois foi servido um churrasco ao ar livre, desfrutando a sombra das árvores, com uma linda vista do guaíba e dos morros à volta. Foi trocado presentes, entre os associados e reforçado os laços de amizade, companheirismo e o respeito às aves, que são quem nos trás e mantem unidos, para passar por mais um ano.  

Participantes reunidos para a revelação do amigo secreto.

Fotos: Roberto Luiz Dall Agnol, Glauco M. Pereira, Walter Hasenack, Silvia Richter, Dieter Potter, Vanessa Canabarro, Helena Backes, Gilberto Sander, Kleber Pinto A. Oliveira e Antônio Brum, do acervo do COA-POA.

  

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você pode gostar

Associe-se ao Coa-Poa