Nosso encontro mensal do Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre teve início às 8 horas, com a costumeira observação de aves no Jardim Botânico. Apesar da semana com tempo chuvoso o sábado tinha sol e pouco vento, o que contribuiu para uma observação de aves bem proveitosa, sendo possível a observação de 31 especies, cuja a lista pode ser visualisada clicando aqui. O tempo também contribuiu para fotografia das aves. Estavam presentes 20 associados na reunião.
Alguns integrantes do grupo fotografando aves no Jardim Botânico
Logo no início da reunião o associado Robson Schuler apresentou o relatório sobre a saída realizada em maio ao litoral, entre Pinhal e Mostardas, na tentativa de acompanhar a passagem do maçarico-de-papo-vermelho (Calidris canutus), ave migratória, cujo período de maior presença no litoral do Rio Grande do Sul, ocorre entre os meses de abril e início de maio, quando está se deslocando para suas áreas de reprodução na região ártica do Canadá e meses de setembro e outubro, quando se desloca para sua região de invernada na Terra do Fogo, Sul da América do Sul.
Robson apresentou o relatório da saída ao Litoral
Cristiane recebendo brinde do COA
Vários outros assuntos de interesse dos associados do clube pautaram a presente reunião que poderão ser acompanhados no relatório oficial, disponível para download, clicando aqui.
Lista de aves observadas no dia, disponível para download, clicando aqui.