Reuniões

Reunião 03/06/17

Foto: Antônio Brum

Nosso encontro mensal do Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre teve início às 8 horas, com a costumeira observação de aves no Jardim Botânico. Apesar da semana com tempo chuvoso o sábado tinha sol e pouco vento, o que contribuiu para uma observação de aves bem proveitosa, sendo possível a observação de 31 especies, cuja a lista pode ser visualisada clicando aqui. O tempo também contribuiu para fotografia das aves. Estavam presentes 20 associados na reunião.

Foto: Antônio BrumAlguns integrantes do grupo fotografando aves no Jardim Botânico

 

Logo no início da reunião o associado Robson Schuler apresentou o relatório sobre a saída realizada em maio ao litoral, entre Pinhal e Mostardas, na tentativa de acompanhar a passagem do maçarico-de-papo-vermelho (Calidris canutus), ave migratória, cujo período de maior presença no litoral do Rio Grande do Sul, ocorre entre os meses de abril e início de maio, quando está se deslocando para suas áreas de reprodução na região ártica do Canadá e meses de setembro e outubro, quando se desloca para sua região de invernada na Terra do Fogo, Sul da América do Sul.

Foto: Antônio Brum

 Robson apresentou o relatório da saída ao Litoral

 
O Sr. Glayson Bencke expôs os resultados excelentes, segundo ele, da saída de campo do mês de maio (dias 20 e 21) ao Parque Estadual de Itapeva e áreas de Dom Pedro de Alcântara. Onde foram registradas 98 especiais no total da saída, sendo 11 espécies ameaçadas de extinção. Destas, 45 no PE Itapeva e as demais na RPPN do Prof Batista e no Canto dos Lumertz, em Dom Pedro de Alcântara. Importantes registros foram obtidos, como o beija-flor-de-garganta-verde (Amazilia fimbriata), rendeira (Manacus manacus), tiririzinho-do-mato (Hemitriccus orbitatus) e limpa-folha coroado (Phylidor atricapillus), todos lifers para o COA-POA, cujo relatório já está publicado no site.
Tivemos também um excelente palestra intitulada “Comportamento de Calidris subruficollis (maçarico–acanelado) durante a temporada não reprodutiva”, proferida pela bióloga Cristiane Alves da Silva, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A qual recebeu brindes do COA.
 
Foto: Antônio Brum

Cristiane recebendo brinde do COA

 

Vários outros assuntos de interesse dos associados do clube pautaram a presente reunião que poderão ser acompanhados no relatório oficial, disponível para download, clicando aqui.

 

Lista de aves observadas no dia, disponível para download, clicando aqui.

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você pode gostar

Associe-se ao Coa-Poa