Reuniões

Reunião 11/05/19

1

O COA-POA realizou, no dia 11/05/19, sua tradicional reunião mensal na Escolinha do Jardim Botânico, em Porto Alegre. Devido à chuva, não foi realizado o passeio para observação de aves, mas estiveram presentes na reunião 40 sócios e amigos do Clube. A pauta da reunião incluiu quatro apresentações:

  • Relato das saídas a campo no Global Big Day
  • Apresentação do projeto sobre aves migratórias na Lagoa do Peixe da Unisinos e WFNJ
  • Palestra do Prof. Luis Fernando Perelló, da FEPAM, sobre “Avifauna e licenciamento ambiental”
  • Retrospectiva dos 10 anos da reativação do Clube, cujo evento comemorativo está relatado aqui.

A reunião começou às 9:00h, com as boas-vindas do presidente do COA-POA, Sr. Roberto. Em seguida, foram apresentadas as atividades do clube realizadas entre janeiro e abril e as previstas para os próximos três meses, de acordo com o calendário disponível no site. O Sr. Glayson informou que recebeu retorno da SEMA-RS sobre a saída na REBIO Mata Paludosa, em Itati, prevista para o próximo final de semana. No entanto, devido ao atraso na manifestação da SEMA, ficou-se de decidir pela manutenção da saída ou seu adiamento para o segundo semestre. Informou, também, que foram oferecidas 20 vagas ao COA para a saída de aves pelágicas organizada pela UFRGS, programada para 29 de junho, com valor estimado entre 90 e 100 reais por participante. Foi sugerido cobrar esse valor antecipadamente, pois conforme comentou o Sr. Walter, houve várias desistências de última hora na saída do ano passado e isso aumentou o custo da saída aos que foram. Foi ressaltado que a próxima reunião não será no Jardim Botânico e sim no Parque Municipal Morro do Osso. Será uma celebração alusiva à semana do meio ambiente e teremos, além da observação de aves, das 8 às 10h, a reunião até o meio-dia e várias atrações à tarde. Foi informado que a programação será liberada em breve. Uma possível saída ao Parque Estadual do Espinilho, em junho, poderá ser organizada pelos sócios e será confirmada ao longo de maio.

O Sr. Glayson relatou as saídas realizadas por dois grupos do clube no Global Big Day (04/05), no Alto Ferrabraz (Sapiranga) e na REBIO do Lami, em Porto Alegre, e o Sr. Antônio apresentou o relato da saída do terceiro grupo, ao litoral gaúcho. No total, foram observadas 184 espécies, o maior número de observações realizadas por um grupo no Global Big Day no RS. Porém, foi explicado que o COA-POA não entrou no ranking oficial do eBird, pois as equipes estavam separadas em campo. Mas os resultados foram ótimos, pois foram vistas duas espécies novas para Porto Alegre, no Lami, e vários maçaricos-de-papo-vermelho marcados no litoral (10 deles com bandeirolas de quatro diferentes países).

O Sr. Antônio apresentou resultados parciais do projeto desenvolvido pela Unisinos em conjunto com o Wildlife Foundation New Jersey, com apoio do COA-POA, para registro das rotas migratórias de Calidris canutus rufa A apresentação incluiu uma descrição detalhada dos métodos e equipamentos utilizados, das atividades da equipe na captura e alinhamento de indivíduos, bem como do sistema de rastreamento com nanotransmissores e controladores de posicionamento usando o GPS. Uma interessantíssima apresentação sobre as mais avançadas tecnologias de rastreamento em uso nas Américas!

Às 10:15h, o Prof. Perelló iniciou sua palestra intitulada “Avifauna e licenciamento ambiental”, apresentando as deficiências existentes nos “termos de referência” em uso pela FEPAM e as oportunidades de melhorias. Salientou que os levantamentos realizados pelos COAs, por terem credibilidade e documentação fotográfica, apresentam grande potencial como ferramentas de apoio ao licenciamento ambiental. Seguiu-se instigante debate sobre como o clube poderia colaborar no futuro para aprimorar os relatórios e monitoramentos apresentados para o licenciamento ambiental nas mais diversas regiões do Estado.

A reunião foi encerrada às 11:30h, e todos participaram de um coquetel com doces e salgados no quiosque externo em comemoração aos 10 anos de reativação do COA-POA, muito bem organizado pelos colegas Ana Burattini e Luis Finkelstein.

Fotos

1

Prof. Perelló recebe brindes da associada Maria do Carmo (Duca) após sua palestra sobre avifauna e licenciamento ambiental.

 

2

 

3

 

4

O vice-presidente do COA-POA, Antonio Coimbra de Brum, palestrou sobre projeto de rastreamento das aves migratórias, especialmente o Calidris canutus rufa

 

5

Glayson Bencke palestrando sobre os relatórios submetidos ao eBird no Global Big Day pelos times do COA-POA, em 04/05/2019.

 

6

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você pode gostar

Associe-se ao Coa-Poa