Reuniões

Reunião Mensal COA-POA dia 11/11/2022

Relato do Encontro Presencial COA-POA do dia 11 de novembro de 2022

texto de Antônio Brum

 

No dia 11 de novembro de 2022, O Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre (COA-POA) realizou sua reunião mensal no auditório do Jardim Botânico (JB) de Porto Alegre. A reunião teve início com a atividade de observação de aves no interior do JB, com a participação de 17 observadores (fig. 01). Desta vez, permanecemos somente nas áreas mais próximas ao auditório, por conta de evento atípico. Mesmo assim, foi possível identificar 33 de espécies de aves, tendo destaque para um casal de cardeal (Paroaria coronata) que foi observado construindo o ninho, uma aracuã (Ortalis squamata) (fig.02) tomando banho de sol sobre o solo, um gavião-carijó (Rupornis magnirostris) sendo afugentado da área por um suiriri (Tyrannus melancholicus) (fig. 03), e um martim-pescador-verde (Chloroceryle amazona) (fig. 04), que pescava no lago, realizando várias tentativas até conseguir um peixe. Também, foi possível observar algumas aves migratórias, comuns nesta época, como a peitica (Empidonomus varius) (fig. 4), o tuque-pium (Elaenia parvirostris) e o bem-te-vi-rajado (Myiodynastes maculatus). A lista completa das aves pode ser visualizada em anexo, ou acessada na página do COA-POA no site e-Bird.    

Foto: Antônio Brum
Figura 01. Observadores de Aves do COA-POA no Jardim Botânico de Porto Alegre. 
Foto: Antônio Brum
Figura 02. aracuã (Ortalis squamata).
Foto: Marcus Rocha
Figura 03: Gavião-carijó  (Rupornis magnirostris) sendo perseguido por suiriri (Tyrannus melancholicus).

Foto: Alessandra Koehler
Figura 03: Martim-pescador-verde  (Chloroceryle amazona) pescando pacientemente no lago do JB.

Após a atividade, foi realizada a Assembleia Geral para eleição da diretoria de 2023 do COA-POA, realizada em segunda chamada, tendo sido eleitos para a próxima gestão:

Presidente: Sr. Antônio Coimbra de Brum.

Vice-presidente: Sr. Marcos Fischbor de Moura.

Diretor técnico-científico: Sra. Soraya Ribeiro.

Diretora de relações institucionais: Sra. Vanessa Feijó Canabarro.

Diretor de tecnologia: Sr. Eduardo Rigodanzo Korkiewicz.

Diretor administrativo/financeiro: Sr. Jones Muradás.

Conselho Fiscal:  Sr. Silas Natan Marques, Sr. Luis Finkelstein e o Sr. Glayson Ariel Bencke.

Suplentes do Conselho Fiscal: Sra. Viviane Zulian, Sr. Kleber Pinto Antunes e Sr. Fabio Sidiomar Zamperetti Duarte.

A ata da assembleia será postada no site, após registro no Cartório de Títulos e Documentos de Porto Alegre, preservando os dados pessoais dos integrantes da diretoria.

Finalizada a assembleia, seguiu-se a palestra do Biol. Glayson Ariel Bencke, sobre os desafios e oportunidades para conservação em propriedades privadas, trazendo o exemplo do projeto Alianza del Pastizal. Em sua fala, destacou o início desta iniciativa que alia produção agropecuária e conservação do Pampa, destacando a importância do bioma e como ele tem sido reduzido nos últimos tempos, especialmente afetado pelo cultivo de soja.  Também destacou a importância deste programa para conservação de aves, especialmente das espécies campestres, e como este grupo pode servir de termômetro para localização e indicação de áreas de campo saudáveis em propriedades privadas que desejam ingressar no programa.

Para saber um pouco mais sobre a Alianza del Pastizal, acesse o site: https://www.alianzadelpastizal.org.br/.

Após o encerramento, foi oferecido pelo presidente, Sr. Silas, um pequeno coquetel, para confraternizar e comemorar as atividades do COA-POA.

Este encontro contou com a presença de 17 pessoas.

Agradecemos a presença de todos

Diretoria COA-POA/2022.

CONFIRA A LISTA DE AVES OBSERVADAS NO DIA!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você pode gostar

Associe-se ao Coa-Poa