Saídas a Campo

Saída de Campo do Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre ao Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos

No dia 12 de agosto de 2023, o Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre (COA-POA) visitou o Refúgio de Vida Silvestre Banhado dos Pachecos (RVSBP). Esta Unidade de Conservação (UC) protege importantes áreas de banhado, mata de restinga e mata paludosa, ambientes cada vez mais raros na Região Metropolitana de Porto Alegre. A UC também abriga a última população do cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus) do Rio Grande do Sul, além de uma espécie de tuco-tuco (Ctenomys lami) endêmica do estado. Quanto à avifauna, o RVSBP também abriga espécies ameaçadas, como o curiango-do-banhado (Hydropsalis anomala), o veste-amarela (Xanthopsar flavus), o gavião-cinza (Circus cinereus) e o macuquinho-da-várzea (Scytalopus iraiensis).

 O sábado amanheceu nublado e bastante ventoso, parecendo pouco convidativo para a execução de atividades ao ar livre. Ainda assim, os participantes da saída, vindos de diferentes municípios da Grande Porto Alegre, se dirigiram cedo à sede do RVSBP. Por volta das 7h, todos os membros do COA-POA inscritos para a saída já se encontravam reunidos no estacionamento da UC, tendo sido recebidos por um pequeno beija-flor-dourado (Hylocharys chrysura) que visitava um arbusto em floração.

Foram registradas durante a saída 115 espécies divididas em 38 famílias. Entre as principais aves avistadas destacamos jacurutu (Bubo virginianus), o cardeal-do-banhado (Amplyramphus holosericeus), que ficou por bastante tempo parado e perto dos observadores rendendo boas fotos e um gavião-cinza (Circus cinereus), que infelizmente não foi possível o registro fotográfico.

jacurutu (Bubo virginianus)
cardeal-do-banhado (Amplyramphus holosericeus). Foto: Marcos Fischbor.

O relatório completo da saída contendo a lista de espécie pode ser baixado clicando aqui.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você pode gostar

Associe-se ao Coa-Poa