Observadores de aves de vários estados do Brasil, da Argentina e do Uruguai estiveram reunidos na terceira edição do AvisTchê, que aconteceu entre os dias 7 e 9 de setembro de 2023, em Uruguaiana e Barra do Quaraí.
O AvisTchê é um evento regional pensado para congregar os observadores de aves do Rio Grande do Sul e regiões vizinhas. A primeira edição foi realizada em Porto Alegre e a segunda em São Miguel das Missões. O evento nasceu por iniciativa dos clubes de observadores de aves (COAs) do Rio Grande do Sul e é inspirado no maior encontro de observadores do Brasil, o Avistar, que foi criado por Augusto Carvalho (Guto) e ocorre anualmente em São Paulo.
O III Avistchê foi organizado pelo casal Ricardo Oliveira e Gina Bellagamba, com a ajuda de representantes dos COAs do Rio Grande do Sul, entre eles o COA-POA. Parte do evento ocorreu no Círculo Militar, em Uruguaiana, mas as saídas de campo e o encerramento aconteceram em Barra do Quaraí, com a presença do prefeito da cidade e de autoridades locais do Brasil, Argentina e Uruguai, que se comprometeram a trabalhar de forma cooperativa para promover o turismo de observação de aves na região.
Durante os três dias do evento, os participantes tiveram oportunidade de assistir palestras sobre as aves e a vegetação do Parque Estadual do Espinilho, relatos emocionantes de como a observação e a fotografia de aves transformou vidas, dicas de equipamentos fotográficos e explanações sobre funcionalidades de plataformas digitais que impulsionam a ciência cidadã. As duas mesas redondas do evento abrangeram discussões sobre a conservação dos campos nativos do sul do Brasil e o potencial econômico e de conservação do turismo da observação de aves e de vida silvestre na região. Também, houve uma programação especialmente voltada para crianças pelo projeto “Olha o Passarinho”, a premiação do “Baita Ano”, concurso de fotografia e lançamentos de livros e demais produtos.
Mas, é claro, o que os observadores de aves mais gostam é “passarinhar”. No Círculo Militar, onde ocorreu a abertura do evento e as atividades do segundo dia, apareceram para dar boas-vindas aos participantes o arapaçu-platino, bico-duro, príncipe e o uí-pi. Na manhã de sábado, a programação incluiu uma saída embarcada para observar aves ao longo dos rios Quaraí, Uruguai e Quaraí-Chico, com direito a visita à Ilha Brasileira. Nessa saída houve alguns registros bem importantes, como os da maria-cavaleira-de-rabo-enferrujado, maria-ferrugem, picapauzinho-barrado e gavião-cinza.Outros grupos passarinharam no Parque Estadual do Espinilho, registrando espécies como o coperete, capacetinho, corta-ramos, pomba-do-orvalho, entre outras. Mas a espécies que todos queriam ver, o cardeal-amarelo, não apareceu. Somente no domingo, após o encerramento, é que alguns participantes, na esperança de ainda encontrar a ave, voltaram ao Parque do Espinilho e foram premiados com o aparecimento dessa espécie muito ameaçada, fechando o III Avistchê com chave de ouro, a cor do mascote do evento.
Fotos do Evento
Abertura do AvisTchê – foto: Danielle Bellagamba A presença de observadoras de aves foi marcante no evento. Associados do COA-POA, com Vanessa Canabarro e Ricardo Oliveira. Ismael Franz abriu o ciclo de palestra falando sobre as aves do Espinilho. Professor José Marchiori deu uma aula sobre a vegetação do Parque Estadual do Espinilho. Silvia Linhares relatou como conseguiu tantos registros de aves e contou histórias de suas viagens nesse intento e amigos que fez pelo caminho, acabando se tornando, como ela se define: “Arquiteta Social”, uma pessoa que constrói pontes entre as pessoas.Carmem Bays fez um relato emocionante de como a fotografia de aves salvou sua vida.Fábio Duarte, associado do COA_POA, apresentou novidades sobre equipamentos fotográficos. Foto: Danielle Bellagamba.Fernando Farias falou sobre o papel das mídias sociais como ferramentas para desenvolvimento da ciência cidadã Foto: Danielle Bellagamba. Mesa redonda, Glayson Bencke, Jan K F Mähler Jr. e Pedro Pascotini, discutiram a situação do bioma Pampa e apresentaram projeto de conservação Alianza del Pastizal. Foto: Danielle Bellagamba.Encerramento Barra do Quaraí, com a presença do Prefeito Sr. Maher Jaber Mahmud (ao centro) , Roseli , Guto Carvalho, Edson Endrigo (esquerda para direita) , discutiram o papel da Observação de Aves no impulsionamento do turismo. Foto: Danielle Bellagamba.Oficina sobre aves para crianças, projeto “Olha o Passarinho”, do COA de Santa Maria. Foto: Danielle Bellagamba.
O cantor Arthur Rilo encantou os participantes, interpretando canções nativas do Rio Grande do Sul, na abertura do Evento.
Lançamento do Calendário de Aves do Rio Grande do Sul. Foto: Danielle Bellagamba.Dante meller e Ataiz Colvero de Siqueira lançaram o Livro: Aves e Mamiferos da Região de São Borja. Foto: Danielle Bellagamba.Edinson Endrigo apresentou o livro Aves do Rio Grande do Sul. Foto: Danielle Bellagamba.Premiação do Baita Ano, primeiro colocado em 2020, com 512 registro, Sr. Carlos Neimar Khun, recebeu um brinde de Pedro Sessegolo, organizador do Baita Ano. Foto: Fernando Sessegolo. Premiação do Baita Ano, primeiro colocado em 2022, com 466 registros, Sr. Claudio Furini, recebeu um brinde de Pedro Sessegolo, organizador do Baita Ano. Foto: Fernando SessegoloConcurso de fotografia de aves. Foto: Danielle Bellagamba.
Marcos Fischbor (COA-POA) foi o ganhador do Concurso de Fotografia e recebeu prêmio dos anfitriões Ricardo Oliveira e Ginna Bellagamba.
Observação de aves no local de realização do AvisTchê. Foto: Pedro SessegoloObservadores de aves no local de realização do Avistchê. Foto: Augusto Pötter.Observação de Aves no Parque Estadual do Espinilho. Foto: Fernando Sessegolo.Observadores de Aves no Parque Estadual do Espinilho. Da esquerda para direita: Silvia Linhares, André (guia – servidor do parque), Roberto Botelho, Augusto Carvalho (Guto), Augusto Pötter, Marcus Fishbor, Mauro Moller (agachado), Vanessa Canabarro, Pedro Sessegolo e Fernado Sessegolo. Foto: Antônio Brum. Observação de aves pelo rio Quaraí-chico. Foto: Fernando Sessegolo.Observadores no rio Quaraí-chico. Foto: Antônio Brum.Alguns dos participantes: 1- Carmen Bays; 2- Fernando Jacobs; 3- Fernando Lapitz; 4- Luis Eduardo Santos; 5- Adrian Stagi; 6- Fernando Sessegolo; 7- Ingrid Heydrich; 8- Jan Karel Mahler; 9- Pedro Sessegolo; 10- Fábio Duarte; 11- Glayson Bencke; 12- Carlos Eduardo Agne; 13- Almirante Argemiro Rocha; 14- Juan Anza; 15- Prefeito de Barra do Quaraí; 16- Carlos Timm; 17- Giancarlo Pozzebon; 19- Vanessa Canabarro; 20- Marilise Krugel; 21- Márcia Koch; 22- Raquel Pretto; 23- Gustavo Plucenio; 24- Rogério Plucenio; 25- Raphael Kurz; 26- Eduarda; 27- Carolina Oliveira; 28- Alan; 29- Guto Carvalho; 30- Silvia Faustino Linhares; 31- Mauro Moller; 32- Carlos Neimar Kuhn; 32 – Suzana Matos; 33- Penha Bolzan; 34- Ramiro Almeida; 35- Fernando Farias; 36- Anderson; 38- Ulisses Gonçalves; 39- Marília Fannuchi; 40- Antônio Brum; 41- Augusto Pötter ; 42- Gina Bellagamba; 43- Kleber Pinto Oliveira; 44- Ricardo Oliveira; 45- Danielle Bellagamba de Oliveira; 46- Gabriel (marido da Danielle); 47- Bella (filha Dniella); 48- Thuani Wagener; 49- Paulo Buchabqui Rodrigues; 50- Cris de Paula; 51- Edson Endrigo; 52- Roséli Nascimento; 53- Beatriz Isabel; 54 – Cláudio Timm; 55- Jonas Kilpp.
Confira o recado e planejamento oficial da diretoria vigente do COA-POA sobre as dificuldades em realizar as atividades por conta das condições climáticas enfrentadas...