COA-POA-na-midia

Inauguração das placas doadas pelo COA-POA ao Parque Farroupilha (Redenção) vira matéria em dois dos principais jornais de Porto Alegre.

Na manhã do dia 23 de março de 2024, o Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre (COA-POA) inaugurou as 3 placas doadas pelo clube ao Parque Farroupilha (Redenção). A atividade, que contou com dezenas de pessoas, foi noticiada no jornal da Zero Hora e no Correio do Povo. Os dois jornais destacaram o projeto das placas da Redenção e ainda entrevistaram diferentes membros do clube. Confira as manchetes e os subtítulos veiculadas em cada jornal:

“Redenção ganha placas com informações sobre os pássaros mais comuns de serem avistados no local. Doação foi feita pelo Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre e contou com oficina neste sábado” manchete e subtítulo da matéria jornalística da Zero Hora.

“Placas ajudam a destacar importância e auxiliam na preservação de aves que frequentam o Parque Farroupilha, em Porto Alegre. Por iniciativa do Clube Observadores de Aves de Porto Alegre, três exemplares foram inaugurados neste sábado” manchete e subtítulo da matéria jornalística do Correio do Povo.

Em entrevista a matéria do Correio do Povo, o Presidente do clube Antônio Coimbra de Brum destacou a importância das placas como educação ambiental para o público que frequenta o parque e ainda comentou sobre a intenção do clube de ampliar o projeto para mais parques de Porto Alegre. Na matéria do Correio do Povo, também foi noticiado sobre a observação de aves do projeto “Passaripoa” que antecedeu a inauguração das placas. 

No jornal da Zero Hora, o coordenador do Núcleo de Educação Ambiental e idealizador do projeto “Passaripoa”, Augusto Pötter, comentou sobre as aves mais comuns de serem avistadas no Parque Farroupilha e enfatizou a interação entre o público e as placas instaladas no parque. Já o Diretor Administrativo e Financeiro Marcos Fischbor comentou sobre a durabilidade e fabricação das placas, destacando que elas foram fabricadas para aguentar as intempéries do clima. Por último, o diretor tecnológico do clube, Eduardo Korkiewicz, discorreu sobre o fato das placas formarem uma conexão entre os conhecimentos tidos como acadêmicos e a sociedade como um todo.

Agradecemos aos dois jornais pela disposição e interesse em documentar esse projeto do clube. Também agradecemos imensamente as pessoas que tornaram possível a concretização desse sonho, em especial a Vanessa Canabarro, quem idealizou o projeto há 6 anos atrás.

A idealização das placas nasceu de uma história interessante quando a Vanessa levava o filho (Augusto), ainda criança, ao Jardim Botânico e ficava imaginando que poderia ter umas placas com pássaros coloridos com as identificações, como tinha anteriormente das arvores e muitas vezes disse ao filho: “Bem que podia ter placas com a foto e a identificação das aves”, pois ele perguntava que aves eram e eu não sabia responder”, lembra Vanessa.

Assim, quando o COA-POA abriu a possibilidade de apoiar projetos submetidos pela comunidade e que auxiliassem na conservação de aves e seus ambientes ou que aproximassem as pessoas à natureza, a Vanessa apresentou o projeto para instalação de placas de identificação de aves, que foi aprovado imediatamente pelo clube e, hoje, tornado realidade.    

Mas claro, um projeto desta monta não se faz sozinho, então nos cabe agradecer à todas as pessoas que de alguma forma se envolveram desde a concepção até sua finalização, entre elas estão os realizadores do projeto: Marcos Fischbor, , Juliana Herpich, Marisa Costa, Antônio Brum, Soraya Ribeiro Luiz Witmann, Rodrigo Feistauer. També aos fotográfos que cederam suas fotos: Fábio Duarte, Rafael Lopes, Cláudio Timm, Raphael Kurz, e Bjoern Nilsen e Marcos Fishbor.

As duas matérias podem ser conferidas na íntegra.

https://gauchazh.clicrbs.com.br/porto-alegre/noticia/2024/03/redencao-ganha-placas-com-informacoes-sobre-os-passaros-mais-comuns-de-serem-avistados-no-local-clu49j7f200du01bo4c38sj1m.html

https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/cidades/placas-ajudam-a-destacar-import%C3%A2ncia-e-auxiliam-na-preserva%C3%A7%C3%A3o-de-aves-que-frequentam-o-parque-farroupilha-em-porto-alegre-1.1477513

Texto de autoria de Eduardo Rigodanzo Korkiewicz

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você pode gostar

Associe-se ao Coa-Poa