Atividades

Oficina de Revisão do Plano de Manejo dos Parques Nacionais Aparados da Serra e da Serra Geral

Entre os dias 29 de maio a 02 de junho de 2023 ocorreu a Oficina de Revisão do Plano de Manejo dos Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral (PNAS-PNSG). A oficina foi realizada na cidade de Cambará Sul. Durante a semana representante de várias entidades, técnicos, autoridades e facilitadores do ICMbio traçaram e alinharam o Plano de Manejo que deverá ser adotado nos parques, após seus trâmites legais.

Os PNAS e PNSG estão localizados na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, abrangendo uma área de 30.450 hectares. Devido a formação geológica o relevo desta região apresenta características singulares, com paredões verticais de até 720 metros de altura em transição abrupta com o relevo ondulado do planalto. São estas características de paisagens com grandes diferenças abruptas que fazem dos PNAS E PNSG, além de suas belezas cênicas, importantes locais para conservação e preservação da biodiversidade na natureza, especialmente para as aves. Estes parques abrigam oito espécies de aves globalmente ameaçadas de extinção e 51 espécies de aves ameaçadas no estado do Rio Grande do Sul, como o veste-amarela (Xanthopsar flavus).

O COA-POA, através de seu presidente Antônio Coimbra de Brum, fez parte do evento com o fim de defender ações de conservação para as aves, frente a importância dos parques para elas e também ressaltar a atividade de observação de aves como ferramenta que contribuem no desenvolvimento do interesse das pessoas na visitação dos parques e também na conservação da biodiversidade.

Esta foi mais uma participação do COA-POA no cumprimento de suas finalidades em auxiliar na conservação de aves silvestre e estimular o aprimoramento da legislação ambiental, especialmente na proteção de áreas de conservação.

Antônio Brum ao centro, juntamente com Denoir Zimmermann (analista ambiental do Núcleo de Gestão Integrada _NGI dos Aparados da Serra Geral), Sônia M. Sfair Kinker (NGI Aparados da Serra Geral), ao lado, e Eridiane Lopes da Silva, mais a direita, (analista ambiental NGI Aparados da Serra).

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você pode gostar

Associe-se ao Coa-Poa