Saídas a Campo

Relatório Saída de Campo Parque Estadual do Tainhas – 16/06/2022 a 19/06/2022

 

Confira o relatório técnico feito pelo COA-POA referente a saída de campo ao Parque Estadual do Tainhas anexado em pdf ao final do texto!

O Clube de Observadores de Aves de Porto Alegre (COA-POA) esteve presente no Parque Estadual do Tainhas fazendo observação de aves entre os dias 16/06/2022 a 19/06/2022. O Parque Estadual do Tainhas é referência em conservação da natureza, já que possui e conserva 6.650,70 hectares do ambiente. O local acaba por ser um refúgio para a vida silvestre e um excelente local para birdwatching. O parque fica localizado entre os municípios de Jaquirana, São Francisco de Paula e Cambará do Sul. Além da grande biodiversidade, o parque também possui uma queda d’ água de mais de 15 metros de altura conhecida como Cachoeira do Passo do S, um local de grande atração turística.

No quesito de observação de aves o COA-POA teve o privilégio e sorte de conseguir observar uma família de 4 indivíduos de águias-cinzentas (Urubitinga coronata), a observação de um casal de noivinha-de-rabo-preto (Heteroxolmis dominicanus), um indivíduo do arredio-do-gravatá (Limnoctites rectirostris) e também um grimpeiro (Leptasthenura setaria). Ouveram muitos outros registros de aves, que totalizam 57 espécies de aves de 28 famílias diferentes avistadas durante os 4 dias de saída. Para conferir a lista completa acesse o relatório anexado mais abaixo. Vale destacar o papel do biólogo e associado ao COA-POA Eduardo Chiarani, grande conhecedor do Parque Estadual do Tainhas e que esteve guiando o grupo nas observações.

Os participantes da saída de campo foram: Antônio Coimbra de Brum; Augusto Canabarro Pötter; Eduardo Chiarani; Eduardo Rigodanzo Korkiewicz; Jorge Luiz Wolff; Lourenço Berger Divan; Lucas Guizzo Nenes; Marcos Fischbor; Marta Mary Cesa Mincato; Rosemarie Berger e Vanessa Canabarro.

Confira o relatório completo da saída ao Parque Estadual do Tainhas pelo COA-POA anexado abaixo!

Você pode gostar

Associe-se ao Coa-Poa