Iniciamos as atividades, antes da reunião na escolinha, fazendo a costumeira observação de aves no Jardim Botânico, que durou duas horas (das 8h até as 10h). Um dia muito bonito, sem vento, sol e temperatura agradável. Muitos filhotes e ninhos observados ao longo do trajeto (nove espécies em atividade de reprodução confirmada), em especial os filhotes de tapicuru (Phimosus infuscatus) escondidos na vegetação do lago dos cisnes, e um filhote de chupim (Molothrus bonariensis) junto com um filhote de tico-tico. No total foram registradas 51 espécies (lista abaixo), das quais oito são consideradas migratórias. Realmente um dia especial pois batemos o recorde de aves registradas durante as observações antes das reuniões mensais no JB. O recorde anterior havia sido em 05/11/2016, com 46 espécies registradas naquela ocasião, porém em apenas uma hora de observação (dessa vez foram duas horas).
Destaque para o vira-bosta-picumã ou chupim-azeviche (Molothrus rufoaxillaris), confirmado pela primeira vez no Jardim Botânico, e para uma coruja-orelhuda (Asio clamator), a qual permitiu belas fotos na trilha da mata no lado norte do JB. Também avistamos um trio de gaviões-carijó (Rupornis magnirostris) sobrevoando a área próximo ao anfiteatro, um deles mudando uma das primárias. No retorno pelo campo do anfiteatro observamos um casal de quero-queros (Vanellus chilensis) defendendo da maneira usual um ninho com dois ovos.
A reunião começou às 10:00 hs com o Sr. Antônio de Brum abrindo os trabalhos. Foi informado que a saída à APA Banhado Grande (Chicolomã) foi adiada para o dia 24/11, sendo o ponto de encontro no Café/Restaurante Maquiné em Sto. Antônio da Patrulha, às 8:00hs.
Foi lembrado também que no feriado do dia 15/11 e fim-de-semana 17/11 participaremos do Festival de Aves Migratórias em Mostardas/Tavares. Os colegas Fabio Duarte e Jair Kray irão ministrar um curso sobre fotografia e observação de aves. Todos estão convidados a participar deste belo evento e prestigiar as atividades no PN Lagoa do Peixe.
O Antônio comentou sobre a saída realizada na Reserva Biológica do Lami, área muito bem preservada com variedades de ambientes de mata, campo e banhados. Não observamos muitas espécies, mas a área tem muito potencial e talvez façamos uma saída de dia inteiro no próximo ano.
O encontro de final de ano será dia 01 ou 02 de Dezembro na casa/sítio do colega Glauco. Será informado local/data e detalhes nas próxima semana. Existe um tópico no Forum para o associado votar escolhendo sua data preferida.
Encerramos a reunião às 10:45hs para realização da Assembléia Geral, conforme havia sido informado por Edital publicado em 30/10/2018.
Fotos
Grupo do Coa-Poa registrando o recorde de espécies de aves observadas em uma reunião no Jardim Botânico. Foto: Glauco Magalhães.
Vira-bosta-picumã. Foto: Roberto Dall’Agnol
Coruja-orelhuda. Foto: Glauco Magalhães
Quero-quero. Foto: Roberto Dall’Agnol
Ninho de quero-quero. Foto: Roberto Dall’Agnol
Lista de aves observadas
Acesse este link para baixar o relatório completo da reunião, incluindo a lista de aves observadas ao final.