No dia 6 de outubro, um belo domingo de primavera, o COA-POA realizou uma atividade aberta ao público, alusivo ao Dia da Ave, que é comemorado anualmente no dia 5 de outubro.
As atividades, lideradas pela Maria do Carmo, iniciaram bem cedo pela manhã, quando alguns integrantes do COA-POA chegaram ao Parque da Redenção (ou Farropilha) para instalar a estrutura que funcionaria durante todo o dia.
Havia atrações para todas as idades. As crianças divertiram-se colorindo aves previamente recortadas em papelão e decorando corujinhas, elaboradas em tubos internos de rolos de papel higiênico. Havia ainda um grande cardeal, bem colorido, no qual grandes e pequenos podiam colocar o rosto para tirar uma fotografia.
Ovos de diversos tamanhos e cores (do avestruz à codorna) foram expostos, para que as pessoas pudessem apreciar a variedade. Alguns ninhos (cambacica, tecelão e jão-de-barro) também foram mostrados, representando uma vez mais a variedade de formas, materiais e soluções construtivas utilizadas pelas aves.
Um belo banner artesanal, preparado pela Maria do Carmo, ilustrava a variedade de formatos e do colorido das penas das aves. Havia também um varal com informações sobre as atividades do COA-POA. Duas grandes aves coloridas, feitas com tampinhas de garrafas de refrigerante, enfeitavam o ambiente e uma gaiola vazia continha uma mensagem educativa.
No final de semana anterior a Maria do Carmo convocou em torno de 25 artistas plásticos, que expõe seus trabalhos no Brique da Redenção, a personalizarem a silhueta de uma ave recortada em papel. A participação foi excelente. Os artistas chegaram cedo e alegres, entregaram suas obras. Elas foram dependuradas em uma árvore seca e, balançando ao vento da primavera, despertaram o interesse de quem passava.
Ainda foram expostos os banners do COA-POA e distribuídos os folders do grupo. Pessoas de todas as idades paravam para trocar ideias sobre a observação e preservação das aves e da natureza em geral.
Obras dos artistas plásticos do Brique (clique para ampliar)